fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Os pés não esquentam…

Image
Retirado do site www.pexels.com

As alterações climáticas agradam algumas pessoas outras não. Existem aqueles que preferem dias frios a quentes, e o contrário também. Com base nesta característica muitos planejam suas viagens pelo mundo. Alguns buscando praias outros montanhas, aqueles que preferem neve e outros o deserto.

I Reis 1.1-4

Retirado do site www.pexels.com

Muitas pessoas sonham em conhecer Jerusalém, andar por onde Jesus andou, passar pelos locais onde ele ensinou, curou ou mesmo transformou histórias de vida. Eu não tenho tanta vontade de ir a Jerusalém (é claro que se eu ganhasse uma viagem iria com prazer). Mas tenho uma vontade imensa de conhecer as Ilhas Gregas, quem sabe conhecer o Mosteiro de Dionísio e ter o prazer de ler um dos seus manuscritos gregos, mesmo que fosse uma única página.

Segundo alguns conhecidos, a cidade Jerusalém tem um clima agradável quase que o ano inteiro. São observadas temperaturas entre 17ºC e 25ºC, podendo no inverno que acontece em meados do início do ano alcançar números negativos. Em desertos isso é muito comum temperaturas ao sol que chegam até 50ºC e noites abaixo de 0ºC. É claro que Jerusalém não se encaixa nesse quadro, mas clima local pode ser chamado de semiárido de temperaturas amenas. Ou seja, não é muito quente, pelo contrário tende a temperaturas frescas o ano todo.

Acredito que nos tempos do Rei Davi não fosse diferente, talvez fosse mais frio por não haver a intensidade do efeito estufa. A Bíblia relata que Davi já idoso não conseguia esquentar seu corpo, e que tiveram a ideia de colocar com ele uma jovem donzela para que o aquecesse. O texto é interessante, pois mostra Davi deitando-se com a moça e não tendo com ela nenhuma atividade sexual. Apesar da passagem insinuar que Davi ainda tinha condições para isso.

A beleza do texto está em mostrar que precisamos de alguém para nos auxiliar naquilo que vai além de nossas forças e daquilo que podemos fazer. Necessitamos de alguém que “aqueça” nossos ânimos, que nos estimule a prosseguir. Uma pessoa que o incentive, que lhe ajude a sonhar. Essa pessoa pode ser um cônjuge, um amigo, um companheiro de trabalho, quem sabe um irmão na fé. Mas para que isso aconteça precisamos estar abertos para que essas pessoas intervenham em nossa vida.

A sunamita do texto deveria deitar-se sobre o peito de Davi, ou seja, deveria ter contato, e para que isso acontecesse Davi deveria permitir esse acesso. Ao mesmo tempo ele não deveria trazer outras interpretações, nem ao menos identificar outras intenções na atitude da donzela. Deveria apenas aceitar o contato e ser aquecido.

Será que você precisa de alguém para aquecer seu coração neste dia? Alguém que estimule, impulsione e ajude você a prosseguir? Caso não tenha alguém nesta terra que possa ajuda-lo, recorra a quem está sempre presente e que está preparado para ter um contato pessoal com você. Recorra a Cristo, ele sim pode lhe ajudar, seja no que for necessário. Portanto, pense nisso: “Quem pode aquecer seu ânimo neste dia sem exigir algo em troca”?. Não permita seu coração ficar gélido como muitos pés nesta época do ano.

Um grande abraço!
Nos fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que tem os ânimos aquecidos por Cristo e por minha amada que aquece até os meus pés.