A Secretaria do Tesouro Nacional informou nesta segunda-feira, 23, que não haverá compra de títulos por meio do Tesouro Direto na terça-feira, 24, por conta da greve dos servidores da instituição.
Greve interrompe compra de títulos do Tesouro
Devido à paralisação das operações, todos os agendamentos de compra previstos para esta terça-feira (24 de setembro) serão cancelados e as compras estarão suspensas. No entanto, as operações de resgate antecipado e agendamentos serão realizadas normalmente, segundo a STN. Ou seja, os investidores poderão resgatar seus investimentos normalmente.
O Tesouro recomenda que os investidores agendem compras para datas posteriores a esta terça-feira.
A interrupção afetará todo o sistema financeiro. Desta forma, nenhuma instituição financeira poderá vender títulos aos investidores.
Tesouro adia divulgação de indicadores mensais
O Tesouro Nacional informou hoje que vai adiar a divulgação e os comentários técnicos de indicadores mensais por conta da mobilização de servidores do órgão.
A apresentação do Resultado do Tesouro Nacional de agosto, inicialmente previsto para esta sexta-feira, 27, será apresentado no dia 3 de outubro.
Já o Relatório Mensal da Dívida foi adiado de 26 para 30 de setembro. A coletiva de imprensa sobre esse documento será feita no dia 2 de outubro.
Entenda a greve dos servidores
A greve está relacionada às reivindicações de melhorias nas condições de trabalho e aumento salarial por parte dos servidores públicos do Tesouro Nacional.
O Tesouro Direto é um sistema eletrônico de negociação de títulos públicos e a participação dos servidores é essencial para o funcionamento dessas transações.
Com a greve, as atividades administrativas e de suporte que possibilitam a venda de títulos serão interrompidas, inviabilizando o acesso à plataforma para novas compras até que a situação seja normalizada.
Quanto tempo a greve dos servidores do Tesouro pode durar?
Até o momento, o impacto da greve sobre as compras do Tesouro Direto será somente nesta terça-feira, 24. Vale lembrar que a greve dos servidores do Tesouro Nacional começou em agosto. Neste período, a instituição relatou interrupções de algumas atividades e adiamento de coletivas do Resultado do Tesouro Nacional.
Postado originalmente por: Nord Research