fbpx
Pular para o conteúdo
  • Home
  • NORD Research
  • Finanças: Investir no exterior é essencial para proteção de patrimônio

Finanças: Investir no exterior é essencial para proteção de patrimônio

Image

Você já parou para pensar se sua carteira de investimentos está realmente protegida contra as recorrentes incertezas econômicas e fiscais no Brasil?

A diversificação internacional é uma estratégia essencial para qualquer investidor que deseja proteger e aumentar seu patrimônio de forma eficaz.

Investir exclusivamente no mercado local pode expor seu portfólio a riscos significativos, como instabilidade política, inflação elevada e volatilidade do mercado.

Em contrapartida, alocar parte de seus investimentos em mercados internacionais oferece inúmeros benefícios.

A importância de investir no exterior

Além de proporcionar acesso a economias mais estáveis, a diversificação global permite que você explore oportunidades de crescimento em diferentes setores e regiões, reduzindo o risco do nosso país que vive em constante mudança, sem um rumo claro.

Mostraremos abaixo o quanto os investimentos internacionais agregam nos portfólios de brasileiros e como isso se torna ainda mais importante no ambiente incerto em que vivemos.

Falaremos também sobre como pavimentamos o caminho para que as carteiras de clientes da Nord Wealth estejam devidamente protegidas.

Investir (apenas) no Brasil: desafios e riscos

Investir no Brasil não é (e nunca foi) fácil. Desde a hiperinflação da década de 1990 até a crise econômica dos anos 2013 e 2014, os investidores brasileiros enfrentam inúmeros desafios.

A volatilidade política e as mudanças abruptas nas políticas econômicas e tributárias são apenas alguns dos obstáculos que marcaram a trajetória econômica do país ao longo das últimas décadas.

Em 2024, as coisas não estão diferentes das décadas passadas. O Brasil, hoje, apresenta sérios desafios econômicos que impactam diretamente os investimentos e ativos locais.

Enfrentamos sérias instabilidades, devido a fatores como a necessidade crescente de arrecadação em meio a políticas orçamentárias agressivas.

Na falta de reformas estruturais, corremos o risco de termos uma continuidade nos aumentos substanciais em nosso endividamento, levando à (mais um) possível ciclo de inflação elevada.

Naturalmente, em meio a isso tudo, a confiança dos investidores é prejudicada. Com a inflação implícita (expectativa de inflação na leitura do mercado) sendo elevada a cada notícia e comentário, os ativos locais se tornam cada vez mais voláteis. 

A troca potencial do presidente do Banco Central em janeiro de 2025 também é um risco adicional no radar dos mercados. Troca que foi colocada ainda mais em pauta após a última decisão dividida do COPOM (Comitê de Política Monetária), em que os quatro membros indicados pelo governo atual votaram por uma queda de 50bps, enquanto os cinco indicados do governo anterior, com mandatos ainda vigentes, votaram por 25bps.

Com a troca iminente desses cinco membros do governo prévio na virada de ano, o mercado começou a se questionar da possibilidade de uma influência governamental em decisões futuras do COPOM.

 Fonte: Chat GPT

É verdade que, em meio a tudo isso, são apresentadas oportunidades ímpares de investimento em nosso país.

O sucesso histórico dos ativos indexados à inflação e o carrego positivo que nossa taxa de juros sempre teve, são exemplos claros do mercado amplo e desenvolvido de investimentos que temos.

No entanto, a mensagem que fica é que jamais é adequado manter a integralidade do patrimônio em solo tupiniquim. Diante desse panorama, diversificar os investimentos internacionalmente é sempre essencial para proteger seu patrimônio.

Investir no exterior permite acessar economias mais estáveis (com moedas fortes) e mercados promissores, reduzindo a exposição aos riscos específicos do Brasil.

Investindo no exterior versus investindo apenas no Brasil

Realizamos um estudo, utilizando dados fornecidos pelo Economatica, em que comparamos a performance histórica de três portfólios distintos, com diferentes exposições ao mercado americano.

Os portfólios preservam suas distribuições entre classes, mas, o primeiro não investe nos EUA, o segundo investe 15% nos EUA e o terceiro possui 30% dos recursos em dólar.

Fonte: Nord Wealth

Abaixo, temos o histórico de retorno desses três portfólios nos últimos 5 anos:

Fonte: Nord Wealth

Por fim, temos uma dispersão de risco retorno dos três portfólios no período, comparados com as principais classes que os compõem:

Fonte: Nord Wealth

No período, os portfólios apresentaram os seguintes retornos e volatilidades:

Portfólio com 0% nos US: Retorno de 9,2% ao ano, com volatilidade de 8,4%;

Portfólio com 15% nos US: Retorno de 10,1% ao ano, com volatilidade de 7,1%;

Portfólio com 30% nos US: Retorno de 11,1% ao ano, com volatilidade de 6,8%;

Pode-se concluir, com base na leitura acima, que, historicamente, investir exclusivamente no Brasil limitou o potencial de crescimento, dada a exposição relevante a riscos específicos locais. 

Os portfólios com maior exposição internacional não apenas proporcionaram retornos mais elevados, mas também apresentaram menor volatilidade ao longo do tempo. Isso significa que, além de crescerem mais, esses portfólios foram menos impactados pelas instabilidades econômicas e políticas do Brasil.

Isto posto, explicaremos em detalhes como dolarizamos os recursos de nossos clientes na Nord Wealth, de forma que haja a melhor eficiência de custos, produtos e estruturas, garantindo alocações agregadoras a longo prazo.

Qual melhor maneira de investir no exterior?

Tomar a decisão de dolarizar seu patrimônio é apenas a primeira etapa de um processo de escolha extremamente complexo.

A verdade é que dolarizar não é fácil, exigindo a escolha, desde a corretora mais adequada para você, até os ativos mais condizentes com seu perfil e cenário vigente.

No exterior, os custos são outros, os impostos são outros e a dinâmica é outra, e a atenção se faz necessária com todos eles.

De forma direta, podemos separar o processo de dolarização em etapas:

Investir pelo Brasil (BDRs) ou internacionalizar o patrimônio?

Investir diretamente do Brasil (via fundos, BDRs e ETFs) pode ser conveniente, mas possui limitações significativas. A oferta de produtos é restrita e você continua exposto ao risco econômico e político do Brasil.

Preferimos a internacionalização direta do patrimônio por diversas razões:

  • Acesso Amplo: Investir diretamente no exterior proporciona acesso a uma variedade muito maior de produtos financeiros, desde Bonds, até ETFs das mais diversas economias e mercados;
  • Proteção ao Risco País: A internacionalização oferece proteção integral contra os riscos específicos do Brasil, garantindo maior segurança para seu patrimônio;
  • Estruturas tributárias menos voláteis: Patrimônios alocados diretamente no exterior possuem estruturas e riscos tributárias mais claros, além de permitirem acesso a estruturas com alto grau de eficiência sucessória.

Qual é o melhor banco para investir no exterior?

A escolha da corretora mais adequada para o patrimônio dolarizado é outro ponto essencial. Cada corretora tem seus custos, taxas e limites. 

Encontrar o balanço ideal entre cada um desses pontos é um exercício importante e que pode até agregar em sua rentabilidade no final do dia.

Na Nord Wealth, escolhemos corretoras internacionais de acordo com o perfil e o patrimônio dos nossos clientes, garantindo a melhor combinação de serviços e custos.

Fonte: Nord Wealth

Para patrimônios menores, recomendamos parceiros como a Avenue e Interactive Brokers, que trazem uma maior eficiência de custos.

Já para patrimônios muito elevados, contamos com parceiros como o Morgan Stanley, que garante acesso às melhores taxas e produtos do mercado, além de equipes robustas para auxiliar em aspectos de banking e demais demandas cotidianas.

Aberta a conta, qual a forma mais adequada e barata de realizar remessas cambiais?

Os custos de remessas cambiais podem ser elevados, com spreads de até 2% no envio e repatriação.

Na Nord Wealth, oferecemos um braço de câmbio com spreads muito mais competitivos, garantindo uma economia significativa.

Além disso, temos descontos exclusivos com grandes corretoras como Avenue e XP devido ao nosso modelo de consultoria.

A escolha do momento da remessa também é um ponto importante. Quem nunca tentou acertar o momento exato do envio de dólares?

Utilizamos a estratégia de dollar cost averaging (DCA) para reduzir o risco de variação cambial, proporcionando uma abordagem mais eficiente e segura para suas remessas internacionais, de forma tal que elas sejam feitas com recorrência. 

Dólares na conta, quais ativos devo selecionar?

Concluídas as etapas e burocracias acima, chegamos na etapa de seleção dos ativos a serem alocados.

A quantidade de ativos disponíveis no exterior é vasta, exigindo cautela e seletividade. A seleção da classe ideal de ativos exige um processo de diligência rigoroso, como o realizado pelo comitê de investimentos da Nord Wealth.

Atualmente, estamos favoráveis a aplicações em bonds, aproveitando o stress recente nas curvas de juros americanas, que vai em desacordo com a leitura do nosso comitê.

Utilizamos nossa Bond Watchlist para monitorar e selecionar as melhores opções, garantindo que cada investimento seja cuidadosamente analisado para garantir uma seleção criteriosa de emissores.

Fonte: Nord Wealth

Preocupações tributárias e sucessórias com patrimônios globais

Investir no exterior envolve diferenças de tributação que exigem atenção. Na Nord Wealth, auxiliamos nossos clientes na leitura das diferentes tributações e riscos, garantindo que estejam sempre em conformidade com as normas fiscais.

Além disso, os patrimônios globais enfrentam riscos de sucessão, como a Estate Tax. Dessa forma, auxiliamos na escolha de estruturas que protejam esse risco, incluindo offshores bem planejadas, para assegurar a eficiência tributária e a proteção patrimonial.

Garanta a diversificação dos seus investimentos com a Nord Wealth

Proteger e diversificar seu patrimônio nunca foi tão crucial. O cenário fiscal e econômico do Brasil apresenta inúmeros desafios que podem impactar significativamente seus investimentos. As constantes incertezas políticas aumentam os riscos para quem mantém seus recursos exclusivamente no mercado local.

Diversificar internacionalmente oferece uma estratégia eficaz para mitigar esses riscos, proporcionando acesso a economias mais estáveis e oportunidades de crescimento em mercados globais.

Na Nord Wealth, estamos preparados para ajudá-lo a explorar essas oportunidades, oferecendo soluções personalizadas que atendam às suas necessidades e objetivos financeiros.

Além da ampla capacidade de administrar recursos nas mais diversas corretoras e estruturas no exterior, na Nord Wealth, você também tem acesso a uma série de outras vantagens:

  • Research robusta: Um dos grandes diferenciais da Nord Wealth é a nossa capacidade de integrar uma pesquisa robusta e independente em nosso processo de tomada de decisão. Nossa equipe de analistas se dedica a estudar todas as classes de ativos. Isso nos permite oferecer um aconselhamento financeiro fundamentado e atualizado, assegurando que nossos clientes tenham acesso às melhores oportunidades de investimento disponíveis. São mais de 20 analistas, cobrindo as mais diversas classes de investimento;
  • O nosso serviço de planejamento patrimonial é abrangente, considerando não apenas os ativos financeiros, mas todo o patrimônio do cliente. Nosso objetivo é otimizar a estrutura patrimonial, reduzindo impostos e assegurando uma sucessão eficiente. Isso inclui o planejamento sucessório, que é crucial para a transmissão de riqueza para as próximas gerações de maneira estruturada e segura.
Fonte: Nord Wealth

Devido a essas razões, a Nord Wealth é reconhecida como uma das principais consultorias independentes no Brasil. 

Atualmente, cuidamos do patrimônio de mais de 1000 famílias e temos mais de R$ 4 bilhões sob nosso aconselhamento. 

Além disso, conquistamos o 1º lugar no ranking de consultorias independentes nas plataformas XP e BTG em 2023.

Não espere mais para proteger seu patrimônio contra as incertezas fiscais do Brasil. Entre em contato e descubra como podemos transformar sua estratégia de investimento e garantir um futuro financeiro mais seguro e próspero.

Escolher a Nord Wealth significa escolher um parceiro comprometido com seu dinheiro, oferecendo um serviço transparente e personalizado para suas necessidades únicas.

Gostaria de tirar suas dúvidas com os nossos consultores no WhatsApp?

Preencha esse formulário aqui

Com a Nord Wealth, você pode ter certeza de que está recebendo o melhor aconselhamento financeiro para alcançar seus objetivos de longo prazo.

Postado originalmente por: Nord Research

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Finanças: Investir no exterior é essencial para proteção de patrimônio […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x