Peço desculpas aos que gostam do governo Lula, mas a política econômica deste governo não funciona.
Nem mesmo os Faria Lulers, que defenderam e votaram no PT em 2022, conseguem defender o governo. Luis Stuhlberger, Armínio Fraga, Henrique Meirelles, Pérsio Arida e Rogério Xavier, todos eles desembarcaram deste Titanic.
A política econômica de gastar o máximo possível e torcer para a economia crescer e aumentar a arrecadação não funcionou em meados de 2010 a 2016 — e não funciona ainda hoje.
O “risco Dilma” é discutido abertamente nas mesas de operação da Faria Lima. O risco é grande. Cada vez mais, o risco é maior.
Por que o fundo Verde zerou Bolsa brasileira?
Para “estancar” as perdas, o fundo Verde de Stuhlberger prefere sair do Brasil e negociar ativos no exterior que ele consegue enxergar fundamento e tendência.
Sthulberger é gestor de um fundo multimercado e é considerado uma lenda no mercado financeiro. Como em todos os fundos multimercados, a pressão por retornos no curto prazo é grande.
No entanto, nos últimos anos, no Brasil, o cenário tem sido tão dependente de políticas que mudam rápido e não fazem sentido, que a indústria de fundos tem perdido dinheiro a torto e a direito.
O Fundo Verde até que não está tão mal, mas apenas empata com o CDI nos últimos 12 meses e perde nas últimas janelas de dois e três anos.
Contudo, a indústria de fundos multimercados e fundos de ações estão muito ruins. Eu, pessoalmente, estou tendo uma performance horrorosa desde que os juros subiram em 2021.
A difícil tarefa de prever o futuro…
Longe de criticar a lenda dos investimentos, mas até Warren Buffett, raramente erra. Todo mundo erra. De vez em quando, erramos muito.
E, veja a data da reportagem abaixo, Sthuba marcou o fundo da Bolsa com sua famosa frase: “no fundo do poço tem alçapão”.
A mínima do Ibovespa foi em 26 de janeiro de 2016 e Sthuba cunhou o termo, logo depois, em 15 de fevereiro de 2016. Foi um azar enorme.
Não estou aqui para criticar o melhor gestor de multimercados da história do Brasil, mas sim para dizer que ninguém sabe o que acontecerá, muito menos no Brasil.
O Brasil é ‘fueda’, parceiro.
Vai ter crise no Brasil em 2024?
Nosso governo caminha para uma nova crise que já passamos em 2015 – 2016. É a mesma coisa, o governo gasta demais, o impulso fiscal acelera a economia.
Quando o dinheiro acaba, o governo tenta “pedalar” os gastos (tenta esconder gastos).
A dívida sobe forte, o dólar sobe, a inflação sobe, o Banco Central é obrigado a subir juros. Quando o governo para de gastar, a economia afunda.
A política econômica não funciona. A questão não é “se” teremos uma crise, mas “quando” teremos uma crise.
E, com o risco de ganhar o seu ódio, digo com toda a certeza: o Brasil precisa de uma crise!
Bruce, você quer uma crise econômica?
Com muita dor no coração, sou obrigado a dizer: o Brasil precisa de uma crise!
Sabemos que a política econômica não funciona. Precisamos mudar a mesma política que já não deu certo há 10 anos. Não tem nenhum, repito, nenhum ser humano do lado de Lula que defenda corte de gastos.
Se os governantes deste país não mudarem a política econômica, precisamos mudar os políticos. E, para demitir Lula e seus ministros, só nas eleições de 2026.
Mas, se nada for feito, Lula, com a máquina pública a seu dispor vai ganhar com facilidade. Afinal, enquanto o governo gasta, a economia cresce forte, muito forte.
Precisamos de uma crise que tire sua popularidade e o faça perder as eleições. Precisamos de uma crise até, no máximo, 2026. Precisamos de uma crise rápido.
Onde investir para se proteger contra a crise?
A regra é: compre Bolsa quando a Bolsa está barata. E a Bolsa está barata. Com motivo, claro.
O Ibovespa negocia próximo a seu menor múltiplo da história. Mas, o cenário é ruim. O cenário é péssimo. No fundo do poço tem alçapão. Cedo ou tarde, teremos crise.
Já venho falando isso há algumas semanas neste mesmo espaço. Quem tem estômago e consegue conviver com volatilidade, compre ótimas ações a ótimos preços.
Quem está preocupado, acha que tem Bolsa demais ou não consegue esperar até trocarmos o governo (em 2026 ou 2030), deixe seu dinheiro no CDI.
A Marilia tem ótimas opções de títulos atrelados ao CDI (que vai subir) para você dormir tranquilo.
Clique no botão abaixo para você acessar as recomendações de renda fixa recomendados para investir no segundo semestre de 2024.
Assinando HOJE você desbloqueia o acesso à minha carteira, sem custos adicionais. No ANTI-Trader, tenho ótimas opções de empresas que nunca estiveram tão baratas.
O acesso à carteira ANTI-Trader é uma cortesia. Tome uma decisão de forma consciente. Os próximos anos não serão fáceis. Estamos aqui para ajudar.
Postado originalmente por: Nord Research