Por Fabiana Amorim
Entrevistada: Dra. Nadia Reysla – Clínica Geral
Formada em 2018 e apaixonada pela clínica geral, Dra. Nadia dedica sua rotina à medicina veterinária com foco em saúde única, bem-estar e prevenção.
Como é um dia típico na sua rotina como veterinária? Quais os principais desafios que você enfrenta no dia a dia?
Minha rotina pode ir da calmaria à loucura em questão de minutos. Passamos de aplicações de vacinas a diagnósticos complexos rapidamente. Brinco que atraio casos que deixam meus colegas especialistas intrigados, mas são esses desafios que nos movem e nos dão a certeza de estarmos no caminho certo.
Falar sobre a importância da medicina preventiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios. Se os tutores entendessem um pouco mais o que enfrentamos no dia a dia, certamente prestariam mais atenção ao cartão de vacinas, realizariam check-ups anuais e evitariam situações graves ou internações complicadas para cuidar dos seus pets, que também são membros da família.
Qual foi o caso mais marcante da sua carreira?
O primeiro caso é sempre inesquecível: “Miosite Atrófica dos Músculos Mastigatórios”. Aconteceu no fim do curso, durante o atendimento de defesa do meu estágio. Esse caso foi um marco e me ensinou muito sobre estudo, observação e a certeza de que escolhi o caminho certo.
Outros casos também permanecem no meu coração. Na clínica geral, nos envolvemos profundamente com cada paciente e tutor, e isso faz parte da beleza dessa profissão.
Sobre a saúde dos pets: Quais são os principais cuidados que os tutores de cães e gatos devem ter com seus animais de estimação?
O básico nunca sai de moda, e ele funciona! Aqui estão os principais cuidados:
- Vacinação anual (realizada exclusivamente pelo médico veterinário);
- Alimentação de qualidade;
- Proteção contra parasitas (pulgas, carrapatos, vermes, entre outros);
- Exames anuais.
Quais são as doenças mais comuns em cães e gatos? Como os tutores podem preveni-las?
As doenças mais comuns podem ser prevenidas com o básico! Entre elas estão:
- Doenças virais, preveníveis com vacinação adequada;
- Doenças transmitidas por pulgas e carrapatos, evitáveis com proteção contra parasitas.
Qual a importância do vínculo entre o tutor e o veterinário para a saúde do animal?
A resposta é: comunicação! Esse é o elo essencial.
A medicina preventiva, o bem-estar e o cuidado começam com um bom diálogo. Entender a dinâmica familiar, a rotina e as demandas do tutor fazem toda a diferença na prescrição e no planejamento do cuidado ao pet. Afinal, estamos aqui para cuidar de um membro da família.
Conte um pouco sobre a Casinha de Cachorro. Quais os serviços oferecidos pela clínica?
Faço parte da equipe da Casinha de Cachorro há quase três anos. Minha missão é ampliar os cuidados com a medicina preventiva por meio de exames, vacinações e profilaxias de maneira geral. Realizamos consultas de rotina, atendimentos emergenciais e contamos com parceiros especialistas que enriquecem nosso trabalho em equipe.
Acredito que somos mais fortes quando pensamos juntos e trabalhamos como uma equipe veterinária integrada.
Dra. Nadia Reysla Clínica Casinha de
Cachorro
Instagram: @dra.nadiareyslahttps://www.instagram.com/dra.nadiareysla/