fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Você entende {1}ʗ⟶A

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-de-paleto-marrom-parado-perto-do-quadro-de-giz-5212320/

A grande maioria das pessoas tem certa aversão à matemática, especialmente por causa da má formação nos conceitos elementares dela, bem como a leitura da problematização de um enunciado. As fórmulas matemáticas são mais amedrontadoras que suas soluções.

Salmo 143

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-de-paleto-marrom-parado-perto-do-quadro-de-giz-5212320/

Na última aula que tive de métodos quantitativos fiquei muito interessado em relembrar os conceitos básicos da matemática, trazer à memória as formas de como fazer a leitura de um enunciado matemático. E como isso é desafiador especialmente quando estamos acostumados a transformar um problema numa fórmula do Excel e assim deixar que a máquina calcule para você.

Nesta mesma aula achei interessante a expressão: {1}ʗ⟶A. Cuja leitura pode ser feita assim: um é o único elemento do conjunto contido em A, ou de uma forma bem interessante um está contido nele mesmo. Quando o professor Marcos (Mestre em Astrofísica) escreveu essa expressão veio a minha mente o texto do salmo 143. Não porque eu estivesse precisando clamar a Deus para me libertar do inimigo, mas especificamente pelo verso quatro onde o autor usa a expressão “dentro de mim”.

Ninguém consegue reconhecer suas mais íntimas demandas. As lutas internas que são travadas dentro do seu coração, dentro da sua mente, no mais íntimo das suas dúvidas internas e pessoais. Muitas vezes estamos nos abatendo internamente, estamos sofrendo com os problemas que nos atingem, com as aflições do dia a dia, com o peso de algo que nos foi lançado em forma de maldição.

Talvez você já tenha passado por um processo onde o seu coração se abateu ao ponto de desistir de lutar, de abandonar o caminho e assentar-se a beira dele. É preciso buscar auxílio para vencer as lutas internas e a complexidade dos problemas individuais. No versículo onze o Salmista clama: Vivifica-me. Ou seja, ele reconhece que algo está fazendo com que ele morra, e é necessária uma intervenção.

Talvez você esteja contido somente em seus problemas, e não esteja focado em alguém que possa lhe ajudar a interpretar os fatores ao seu redor, o que é necessário para ter sua vida transformada, para ter sua força restaurada, para sair deste problema que está contido dentro da sua alma.

Pense nisso, Deus pode lhe ajudar a sair de qualquer problema, basta crer, e estar pronto a fazer algo que Ele lhe orientará.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que já saiu dos problemas contidos dentro de si.