fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Vai descascar a banana!

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/macaco-marrom-321552/

Você costuma reparar em pequenos detalhes vez por outra? Eu não sou muito detalhista, mas depois de um tempo costumo reparar em coisas que faço ou acontecem com certa frequência.

Romanos 8.18

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/macaco-marrom-321552/

Já ouvi uma frase com duas formas diferentes de falar e com sentidos nem um pouco semelhantes. São elas “descascar a banana” e “descascar banana”. A frase sem o artigo feminino singular significa o ato de masturbação masculina. A frase contendo o artigo feminino no singular significa: chamar a atenção, dar uma dura, repreender. Por exemplo: Após o jogo o técnico estava a descascar a banana do time. Significa que após um jogo provavelmente ruim o técnico chamava a atenção do time.

Fiquei pensando sobre a frase e lembrei-me de quando vou descascar uma banana, a maioria das vezes eu descasco com cinco partes. E você quantas partes descasca a casca de banana? Paulo fala sobre breve e momentânea tribulação ao qual nós passamos nesta vida. Ele diz que o nosso sofrimento vai passar, e que um dia receberemos com Cristo o galardão final.

Enquanto isso não acontece é necessário chamar nossa atenção às dificuldades desta vida, e “descascar a banana” em pelo menos cinco partes, sendo elas:

Primeiro reconhecer que todos temos dificuldades, não existe uma única pessoa neste mundo que não tenha uma dificuldade, seja ela qual for. Portanto a primeira coisa que precisamos entender é que existe um problema e que precisa de solução. Como dia o professor Marcos, “se não há solução, não é um problema”.

Segundo identificar a razão da nossa dificuldade. Ela é financeira? É na área dos relacionamentos? Pode ser um problema da mente? É física? Ou pode ser espiritual? Não podemos atribuir todos os nossos problemas a uma só circunstância ou mesmo ao diabo, pois existem fatores que alteram os problemas da vida.

Terceiro é preciso reconhecer que precisamos de sabedoria, paz, resiliência e perseverança para suportar a grande maioria dos problemas da vida. Em muitos momentos vamos precisar de paz para solucionar os problemas desta vida, noutros precisaremos de sabedoria, e a grande maioria das vezes resiliência e perseverança para suportar passar pelo problema.

Ainda é preciso pedir perdão e clamar pelo auxílio Divino. Deus está sempre atento as nossas dificuldades, e está também disposto a estender sua mão em nosso favor. No entanto, isso nem sempre acontece, pois o nosso pecado impede que Ele aja. Então antes de clamar o favor de Deus é necessário que nos apresentemos diante Dele justificados pelo Sangue de Cristo Jesus. Então confesse seus pecados e clame ao Senhor.

E por último, confie tão somente no Senhor. Depositar a nossa confiança no que é visível, em tesouros, sabedoria ou posição social é fácil. Confiar plenamente no Senhor quando nada disso pode nos ajudar é uma tarefa de fé. Por isso, é necessário que você e eu confiemos no Deus Todo-Poderoso, para nos ajudar a superar os momentos difíceis.

Um grande abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que descasca a banana (com artigo) em cinco partes.