fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Um toque Gourmet

Image
Foto de arquivo pessoal

Muitas vezes precisamos dar um toque especial para que algo fique bom. Muitas vezes precisamos de um toque de “Chef” para que algo fique saboroso, para que destaque aos nossos olhos, e conquiste o nosso paladar.

João 6.1-14; Marcos 8.1-9

Hoje estamos na época do “Gourmet”. Pratos comuns se tornam especiais apenas trocando os temperos. Ao invés de colorau (aquele de urucum) adiciona-se “curry”, no lugar de pimenta-do-reino usa-se “limon pepper”, em vez de salsinha e cebolinha adicionamos “chimichurri”.

Pratos especiais são acoplados aos cardápios, pois não se vende mais o prato mas sim uma “experiência única e individual”. O “toque do chefe” faz total diferença na percepção de sabores e sensações.

Foto de arquivo pessoal

Ratatoulle” é um prato típico da França. Uma comida de camponeses com influência espanhola e italiana. É um prato pobre. Quando vi o desenho achei que era uma referência ao “ratinho” que é personagem principal da trama. Mas não, era referência ao prato principal que fora servido ao “crítico culinário” que o remeteu aos sabores de sua infância.

João, o amado, cita os pobres pães de cevada (krithinos) e Marcos, o primo de Barnabé, nem cita os peixinhos da segunda multiplicação por serem provavelmente desprezíveis, tanto em tamanho, quanto em sabor. Mas qual o motivo de tão numerosa multidão ir atrás de Jesus para ser saciada? O motivo é óbvio. O “Toque do Mestre”.

Ninguém podia fazer o que Jesus fez. Homem algum poderia trazer a memória imagens do passado presas num refúgio mental para fazer com que fossem libertas. Nenhum outro poderia suprir as necessidades de amor, perdão, segurança e paz como Cristo.

Sim. Somente Jesus tem condições de com o seu toque tornar sua vida especial. Transformar seus sentimentos desprezíveis em aprazíveis, frustrações em alegria indescritível. Dor em acalento, medo em segurança, lamúria em exaltação, vergonha em ousadia, morte em vida. Porque a diferença do toque de Jesus é fazer de sua vida única e individual.

Pense nisso e permita Jesus tocar naquilo que precisa se tornar especial.

Um forte abraço. Nos eternos e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que depois do toque “gourmet” tornou-se especial.