fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Um reino dividido.

Os grandes impérios do passado só permaneceram soberanos enquanto estiveram unidos sobre um só propósito e sobre uma direção que lhes garantia segurança. Uma nação só pode ser vitoriosa quando unida num só objetivo.

I Samuel 17.52

Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/world-map-1-1570072

Numa época de minha infância eu e meu irmão Deco vivíamos juntos. Com isso aprendemos algumas coisas, entre elas que era preciso somar forças para conquistar e alcançar os objetivos. Um dia queríamos pegar uma ninhada de periquitos que chocaram numa casa de João de Barro, a árvore era cheia de espinhos em todo tronco e galhos (conheço-a como “maminha de porca”, se não for alguém me corrija). O seu tronco tem mais espinhos que os galhos, então pegamos o meu facão removemos os espinhos que conseguimos do tronco, levantei o Deco até que ele alcançasse um galho e removesse os espinhos deles.

Depois ele subiu, removeu os espinhos necessários até chegar à casa dos periquitos (novos inquilinos do João de Barro), como sua mão não cabia dentro da casa, resolvemos que ele deveria “arrancá-la” e jogar para mim. E assim feito, conseguimos pegar os periquitos. Depois ele precisou descer pelo mesmo caminho subindo novamente em meus ombros. Unidos conquistamos o nosso objetivo.

Naquele tempo o Reino dos Hebreus ainda era um único reino, mas a mente já era dividida. Havia uma separação, Israel e Judá. Mesmo antes da divisão, mesmo muito tempo antes o povo já tinha uma divisão de pensamento. Essa divisão de pensamento fez com que num determinado momento a nação se dividisse na realidade. Isso não aconteceu no reinado de Saul, Davi e Salomão, pois eles eram líderes marcantes para o povo. Mas quando o povo perdeu o referencial a divisão não pode ser evitada.

Como Igreja de Cristo, devemos ter como pensamento central louvar a Deus e glorificar seu nome em todo o tempo. Seja como for, e onde for não podemos deixar o Reino se dividir. Nosso pensamento deve ser único, deve ter o mesmo foco, objetivo, alvo. Sim, para alcançar a vitória é preciso que estejamos unidos nos laços do Amor de Cristo, ser direcionados pelo Espírito Santo e não ser dirigido por partidarismo pessoal.

Se a mente estiver dividida, com certeza o Reino se tornará dividido. Se o pensamento for único, a vitória sobre o reino das trevas será vivenciada com maior rapidez (pois com certeza ela acontecerá no tempo de Deus). Então pense nisso, não permita sua igreja ficar dividida, não permita seu ministério causar divisão entre os irmãos, não aceite sua família ser dividida pela existência de pensamentos diferentes, mas procure em todos os momentos a direção do Senhor para que o propósito seja a glória do Seu Nome.

Um grande abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que sabe que um reino dividido nunca será um reino.