fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Um dia após o outro

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/descalco-pe-descalco-preto-e-branco-p-b-7011532/

Nada melhor que um novo dia para renovar nossas forças. É claro que muitas pessoas podem não ter a mesma opinião que a minha.

Salmo 6

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/descalco-pe-descalco-preto-e-branco-p-b-7011532/

Em muitos momentos da nossa vida passamos por um “perrengue”, seja por causa de uma doença, o desemprego, um problema afetivo, uma dificuldade de relacionamento no trabalho, na família, na igreja. E quando isso acontece a nossa tendência é desistir, ou nos abatermos por completo.

Não me deixo abater com muita facilidade. Mas tem dia que os joelhos fraquejam, os ombros não suportam o peso, a mente vagueia sem parar. Começamos a pensar: isso só acontece comigo. Só eu estou passando por isso. Ninguém sabe o quanto eu estou sofrendo. Então o que devo fazer neste momento? Existe alguma solução? Sim, existe solução e ela existe em Deus. No entanto eu descobri alguns passos que podem nos ajudar neste momento, e quero compartilhar com você, são eles:

1º. Analise sua atual situação. O que está lhe tirando a paz? Os seus problemas são reais ou probabilidades? São impossíveis de solucionar? Você precisa ser sincero nesta análise, é a partir dela que será possível contornar ou superar a situação.
2º. Separe os problemas por níveis de solução. Nos problemas que eu analisei quais dependem de mim e eu posso resolver com mais facilidade?
   – Depende de mim – Um pedido de perdão, um cancelamento de serviço supérfluo, uma negociação de dívida. Se sim preciso tomar a iniciativa de fazê-lo.
   – O que é preciso de auxílio externo? Encontrar uma oferta de emprego, uma oportunidade de tratamento, uma terapia que posso estar fazendo, um aconselhamento ou acompanhamento psicológico. Então preciso ir atrás deste auxílio.
   – Quem poderia me ajudar nisso? Um amigo para indicar para a vaga. Um terapeuta familiar. Um pastor ou alguém que tenha sabedoria para ajudar. Um psicólogo para tratamento. Um médico especialista.
   – O que foge ao meu controle? Uma dívida impagável na minha realidade, um problema de saúde sem solução, um casamento a beira da ruína, um problema familiar desesperador, um trauma que não me abandona. Busque a Deus, pois Ele tem poder sobre o impossível.
3º. Faça sua parte. Não existe problema sem solução (máxima da matemática) se não possui solução não é problema. Deus é a solução de todas as suas dificuldades. Então preciso tomar uma atitude, preciso agir nas pequenas coisas que dependem de uma ação minha sabendo que Deus está no controle. Depois necessito buscar ajuda no que é mais provável de conseguir continuando a confiar em Deus. E acima de tudo depender de Deus para a solução do natural e do sobrenatural, do possível e do impossível.

Depois que aprendemos a confiar no Senhor, não importa o que possa estar acontecendo, sabemos que é dele a direção de todas as coisas, e por isso confiamos plenamente. Confiar no Senhor é a chave para podermos descansar plenamente. Confiar no Senhor é reconhecer que Ele nos ouve e responde em tempo oportuno. O salmista diz “O Senhor já ouviu a minha súplica”, ou seja, ele reconhece a soberania de Deus, sim ele confia no cuidado do Altíssimo no tempo oportuno. Então analise sua vida, organize os problemas e confie no Senhor.

Um grande abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que verdadeiramente confia na intervenção Divina.