fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Tiraram minha cueca… só que não.

Image
Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/magic-mirror-1252043

Mágicos ou ilusionistas são pessoas estudiosas e hábeis. Hábeis, pois precisam treinar movimentos firmes, precisos e perfeitos. Estudam as leis física, química e da matemática de uma forma muito precisa para poder alcançar êxito em suas façanhas.

Isaías 30.9-11

Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/magic-mirror-1252043

A Escola Estadual João Alves Figueiras Campos foi local do meu primeiro contato com o mundo do conhecimento por meio da leitura. Foi também local de muitas das minhas aventuras. Lá existia um corredor muito bem encerado que servia de ringue de “patinação” e de vez em quando trombadas com a miniatura da Igrejinha.

Um dia ocorreu na escola uma apresentação de palhaços e de mágica. Num dos truques o mágico precisava de voluntário, eu me voluntariei (não sei por que tenho um espírito voluntarioso até demais). O mágico colocou dentro da minha calça uma corda, pediu a ajudante dele para segurar uma ponta e ele a outra. Disse vamos contar até três e puxar a corda. No “três” eles puxaram a corda e veio junto uma cueca. Não era a minha, mas eu fiquei com dúvida e com muito mais vergonha. Não sei como ele conseguiu iludir a todos, até a mim mesmo, tanto que precisei ir ao banheiro para ver se a cueca estava ou não comigo mesmo sabendo que a cor era diferente (mas se ele conseguiu tirar a cueca mudar a cor seria fácil).

O mundo é cheio de ilusões. Somos iludidos por sistemas políticos. Por modelos econômicos, por pessoas que parecem perfeitas em todas as coisas, mas não são. Quem nunca ficou decepcionado, ou iludido com alguma coisa? Quem nunca passou por um problema de promessas não cumpridas, ou foi enganado por hábeis palavras?

Segundo nosso amigo Isaías os homens se desviaram dos caminhos do Senhor dando ouvido às mentiras, promessas e visões de pessoas enganadoras. Distanciaram-se da verdade de Deus preferindo ouvir seus próprios conselhos e aceitar suas orientações para o mal. Com isso duvidaram do amor, do cuidado e do bem querer de Deus para o homem.

Mas existe uma forma de solucionar esse problema, é preciso abandonar suas próprias verdades e entregar-se por completo ao Senhor. É necessário compreender quão boa, agradável e perfeita é a sua vontade para conosco e aceitá-la para que vivamos de forma satisfatória neste mundo de transição.

Não se deixe iludir, não se engane. O caminho do Senhor é perfeito, sua palavra refrigera a alma, seus projetos são eficazes e verdadeiros, portanto meu amado não confie em sistemas, modelos ou pessoas que se enaltecem, mas confie em Cristo, aquele que mesmo sendo Deus tornou-se homem humilhando-se a si mesmo em favor de nós, pobres pecadores.

Um grande abraço.
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que não confia em ilusionistas.