Publicidade

Rascunhos da Vida

Rascunhos da Vida: Tíquete Quentinha… quanta saudade.

Postado em 31/07/2020 6:00

Há anos defini para minha vida que deveria separar algo para ajudar as pessoas. Seja financeiramente quando tenho condições para tanto, seja emocionalmente em alguns casos, ou em alguns momentos atuando como conselheiro. E a cada dia que tenho a oportunidade de fazer isso meu coração se alegra intensamente.

Romanos 12.9-21

Retirado do Site: https://pt.freeimages.com/photo/survival-1436212

Quando morava em Belo Horizonte, ainda na época de estudante foi idealizado um projeto chamado “Tíquete Quentinha”. Era algo extremamente interessante, você comprava o tíquete por um valor mais baixo e podia comprar com ele uma refeição ou um lanche nos comércios credenciados para receber o mesmo. Este projeto foi idealizado para que não oferecêssemos aos moradores de rua dinheiro para a alimentação, e sim para que eles pudessem apenas trocar o tíquete por comida e saciar a finalidade da doação.

Com o passar do tempo à finalidade do “cartãozinho” foi burlada. Comerciantes e cambistas compravam dos beneficiários por um preço menor e assim trocavam por um valor maior por quem fornecia o tíquete. Com isso o projeto fracassou (e isso é uma pena no meu conceito, mas o “jeitinho” brasileiro faz isso). Nesta época eu sempre andava com um ou dois tíquetes na carteira para quando solicitado e notasse que era real o pedido abençoasse aquela pessoa. Não sei quanto a você, mas eu noto quando o dinheiro pedido não é para comprar comida, medicamento ou adquirir um botijão de gás. Mas sempre que podia contribuir meu coração se alegrava.

Paulo começa o texto acima dizendo “seja o amor não fingido” e aí ele descreve como devemos proceder para que ele seja verdadeiro e não hipócrita. A hipocrisia existe e geralmente precisa ser externalizada, pois todo hipócrita gosta de ser destacado pelo que ele finge fazer e não faz. Um amor fingido é aquele no qual a pessoa finge ser sua amiga, atua participando da sua mesa. Talvez representa concordar com você a medida que traça planos para lhe destruir.

Geralmente uma pessoa hipócrita acha-se melhor que os outros, ou acredita que o local onde está é cheio de erros, e nunca reconhece os acertos, os cuidados muito menos o desejo do outro em proceder bem. Então quando Paulo externa um amor sem hipocrisia, ele desejava que todos caminhassem num só sentido, em um único pensamento, com um único desejo. Desejo de glorificar a Deus em nossos atos, de pensar concorde para a edificação mútua, de caminhar junto na batalha desta vida servido de apoio, sendo um ombro amigo.

Eu já pude ajudar muitas pessoas, mas já fui infinitamente muito mais ajudado. Já recebi cestas básicas, várias ofertas que cobriam minhas despesas mensais, presentes que edificaram minha vida, e livros que edificaram meus estudos e até hoje edificam. Mas uma eu coisa aprendi: devo abençoar até aqueles que me perseguem. E sempre que meu coração se revolta contra os perseguidores eu releio o versículo 14, para que não ore contra o meu atormentador. Para que eu não permita a amargura se atrelar no meu coração, nem mesmo deseje o mal a quem deseja me ver bem longe.

Pense comigo e aprenda como tenho aprendido: Devemos orar por aquele que nos persegue, abençoar os que nos amaldiçoam, ser cordial e prestativo com aquele que nos odeia. Se alegre com quem ri ou chore com quem precisa, mas acima de tudo continue amontoando “brasas” na cabeça de quem lhe deseja o mal.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos e não fingidos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que já ofereceu o que tinha e recebeu muito mais que merecia.

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios

Rodrigo Fonseca Andrade é um microempreendedor, teólogo e professor de línguas clássicas (Grego Koinê e Hebraico Massorético). Casado com Sílvia e pai de João Victor e Isabelle. Com formação em Tecnologia, Meio Ambiente e Teologia. Tem como objetivo principal tornar o conhecimento teológico simples e abrangente. Sendo assim demonstra através de fatos da vida como Deus é soberano e dirige nossa história pessoal. Neste blog você lerá, lembrará e se identificará com muitos dos fatos bíblicos exemplificados de forma simples e objetiva.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!