fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Susie, a caninana!

Image
Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/pekinese-puppy-3-1344703

Uma cobra é um ser que leva muitas pessoas ao desespero. Da mesma forma como eu tenho pavor de abelhas, existe pessoas que tem total aversão às peçonhentas e até as não peçonhentas.

Gálatas 5.15

Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/pekinese-puppy-3-1344703

Uma cobra caninana é uma serpente não venenosa, no entanto é muito agressiva, pode até perseguir o seu inimigo por uma curta distância. É uma serpente que não se intimida quando sente acuada, muito menos recua ou foge, mas enfrenta e ataca com fervor.

Eu era menino e a Susie (a mãe do Lasie, meu pequenez macho, que demos o nome de fêmea) foi mãe de uma ninhada, eram cinco ou seis cachorrinhos, um mais lindo que o outro. Eu, Heverson (Patão) e César gostávamos de pegar os bichinhos que eram muito lindinhos, mas isso precisava ser feito quando a Susie não estava perto pois ela era uma “Caninana”, ela latia, perseguia e mordia qualquer um que chegasse perto de sua ninhada.

Nós precisávamos ficar “espertos” e subir no fogão a lenha para escaparmos da fúria de Susie. Um dia eu escorreguei ao tentar subir no fogão e a Susie me mordeu. Eu chorei angustiadamente, e ainda levei uma bronca do vô “Rivaldo” (Eurivaldo) por estar fazendo raiva na Susie. Susie continuou sendo uma caninana até a sua morte.

Paulo, vê nos irmãos da Galácia um problema, eles machucavam uns aos outros, feriam-se mutuamente, não tinham receio de agredir aos irmãos de forma alguma. Eram irmãos, mas tinham um “espírito de caninana”, estavam sempre preparados para enfrentar um ao outro e atacar com fervor. Ele começa dizendo: Amarás o teu próximo, e depois reforça: se mordeis e devorais uns aos outros tomem cuidado para que não consumais uns aos outros.

Em nossos relacionamentos precisamos ter cuidado para não agredir, nem mutilar as relações com nosso próximo. Palavras e atitudes podem ferir, mas o poder do arrependimento, e do perdão podem nos ajudar a solucionar esses problemas. Deus pode agir em nosso coração nos fazendo arrepender-se das atitudes cometidas contra o nosso próximo, e também nos fazer perdoar aqueles que nos feriram e machucaram.

Em nosso tempo precisamos de mais pessoas que estejam dispostas a perdoar do que estejam dispostas a atacar e agredir uns aos outros. Precisamos de pessoas amáveis, compreensivas, que se coloquem no lugar do outro, que se coloquem prontos a reconhecer as falhas do outro e estejam dispostos a perdoar acima de todas as coisas.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo!

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que não quer ser uma “Caninana”.