fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Sempre tenha o básico…

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/anonimo-padeiro-confeiteiro-padaria-6294395/

Minha vó Gorducha sempre dava dicas para a mamãe. Algumas ela se apropriava, outras ela ouvia e descartava. As que eram apropriadas por ele são transmitidas com certa frequência.

Gênesis 18.1-8

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/anonimo-padeiro-confeiteiro-padaria-6294395/

Vovó era muito espontânea e muito alegre, gostava de opinar, de falar o que achava, adorava pessoas e o convívio social. Algumas pessoas ela achava “enjoadas de mais” por achar que possuíam muita liberdade, mesmo não tendo. Ainda assim continuava a conversar com elas, pois respeitava o convívio social e como já disse adorava a companhia das pessoas.

Uma das dicas que ela deu para a mamãe foi: “tenha sempre em casa fubá de canjica, leite e ovos”, pois se uma visita inesperada aparecer você sempre terá algo para servir. Na casa da mamãe sempre tem esses ingredientes, com eles podemos fazer bolinhos fritos, broinhas, e até discos tipo panqueca que podem ser recheados com frango, batata palha, tomate, azeitonas, e milho, ou se preferir com queijo e presunto.

Aqui em casa eu também tento ter em mãos tais ingredientes, para numa situação de emergência não ser pego totalmente de surpresa. Um último recurso que eu tenho é sempre ter milho de pipoca para fazer de maneiras especiais, com bacon, provolone desidratado, “sazon”, pimenta, ou para os aficionados por doce com açúcar, ou leite condensado.

Abraão estava assentado à porta de sua tenda quando lhe aparece o anjo do Senhor, ele se apressa a ter com eles, os convida da assentar e esperar para comer com ele. Chama Sara e pede para fazer o seu melhor, convoca seu criado a preparar um novilho. Então leva leite, queijo e todo o preparo e coloca diante deles para comerem. A leitura nos dá a ideia de ser algo muito rápido, mas provavelmente foi demorado. Quanto tempo você levaria para fazer um bolo assado? E matar um bezerro para assim prepara-lo para comer? Talvez um bezerro esteja fora da sua realidade, então imagine uma galinha? Durante aquele tempo, provavelmente Abraão conversou com os visitantes, e de tempos em tempos ausentava-se para ver se tudo estava correndo bem.

O assentar a mesa é algo dado a alguém com quem temos intimidade. Você não convida um desconhecido a ter uma refeição como você. Pois o importante não é a comida, mas o tempo de comunhão, o tempo de gratidão, momentos de distração e alegria. Se for só para comer é preferível ir a um restaurante, ou pedir um produto por “delivery”.

Em tempos de pandemia uma visita para oração, para tomar um café, mesmo que seja com biscoitos, ou bolinhos de fubá de canjica é algo maravilhoso. Pense comigo, quem tem intimidade com você é sempre bem vindo. Isso funcionou com Abraão, pois ele tinha intimidade com Deus. E provavelmente funciona com você. Por isso tenha sempre em mãos fubá de canjica, ovos e leite, e acima de tudo um sorriso bem amplo.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que não precisou usar os ingredientes ontem, pois as visitas trouxeram tudo e até mais.