fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Se precisar fechar…

Image
Retirado do Site: https://pt.freeimages.com/photo/black-and-white-photo-of-a-door-4000535

Num mundo de incertezas ter o coração repousando ou sendo confortado pela mão do Altíssimo é extremamente importante. Não importa os acontecimentos ao seu derredor quando você tem a convicção de que Deus está no controle de todas as coisas nenhum temor pode lhe abater.

Salmo 112

Retirado do Site: https://pt.freeimages.com/photo/black-and-white-photo-of-a-door-4000535

Tenho me deparado com inúmeras pessoas rodeadas pela incerteza do momento no qual nós vivemos. Pequenos empresários fechando as portas, demitindo funcionários, dispensando colaboradores, cortando gastos, investimentos e aumentando suas dívidas. Muitas perguntas são direcionadas no sentido de saber o que fazer, ou como se portar neste momento de tamanhas restrições.

Há alguns dias conversei com um amigo e ele me disse: “Estou fechado o meu comércio. Tive uma perda de cinquenta por cento das minhas entradas, tive que demitir funcionários, e com os encargos trabalhistas eu não tenho como manter minha empresa. O que você acha que eu devo fazer?” Minha resposta foi: “confia no Senhor, faça sua parte e tudo mais Ele fará”. Ele olhou para mim e disse: “Você não sabe o que estou passando”. Realmente eu não sei o que passa com ele, mas eu sei em quem tenho crido e estou bem certo que Ele é Soberano, e tudo que eu administro não me pertence, pertence a Ele.

Surgiu então minha resposta: Realmente eu não sei o que você está passando. Mas eu também tenho algumas limitações, tive reduzido toda a entrada da empresa a menos de cinco por cento do normal. Precisei fazer cortes de gastos, especialmente particulares, negociei pagamentos dos alugueis para tempos posteriores, dispensei uma colaboradora. No entanto eu creio plenamente que o negócio que eu administro pertence ao Senhor. E que Ele dirige meus projetos de uma forma que eu não entendo.

Nunca planejei iniciar esse tipo de atividade e na verdade o fiz com medo, e nele investi todo o patrimônio que o Senhor nos permitiu conquistar. Nela está investida minha moradia, meus sonhos, meus projetos, mas creio que por pertencer ao Senhor todas as coisas. Ele não permitirá seu nome ser envergonhado. E no tempo oportuno nos dará condições de arcar com todas as pendências, mesmo que seja necessário fechar a loja. Mas tomei uma atitude desde que percebi que a pandemia poderia ser mais duradoura do que eu imaginava, e quero compartilhar com você, como compartilhei também com meu amigo:

Comecei há acordar uma hora mais cedo para orar, buscar a face do Senhor e pedir sua orientação diária. No começo foi terrível, e agora nestes dias frios estou tendo que dormir de meias e acordar com elas para não sentir a queda de temperatura. Comecei a buscar parcerias para divulgar meus novos produtos, aprendi a usar novas tecnologias (mesmo dominando esta área existem coisas que são novidade para mim). Investi em cursos de capacitação gratuita tanto na minha área de estudo quanto na de trabalho (foram oito em quatro meses).

E acima de tudo confiei ao Senhor minha vida, família e carreira. Pois como disse o salmista “o homem que temente ao Senhor não teme más notícias, o seu coração está firme, confiando no Senhor”. Pense comigo a hora é de buscar ao Senhor, investir em novas ideias, se capacitar. E acima de tudo permanecer confiante no Deus Altíssimo, pois Ele sim sabe o que é melhor para nós.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos e fraternos laços do amor de Jesus.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que permanece confiante no Deus Soberano.