fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Sal para boi…

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-cattle-on-grass-field-2587312/

O homem muitas vezes usa sua sabedoria para o mal, aquilo que aprende pelo espírito científico e pela observação pode muitas vezes ser usado em seu favor e em malefício para o outro. O conhecimento empírico também é observativo, mas não é testado e comprovado.

Provérbios 11.1

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-cattle-on-grass-field-2587312/

Uma teoria ou lei pode surgir do processo investigativo científico, que nada mais é do que a observação do problema, a sugestão de hipóteses, a pesquisa, a análise, a repetição e a conclusão. Para tanto é preciso observar para poder aprender, o aprendizado adquirido pode ser útil para todos ou apenas para você.

Conversando com um criador de gado descobri métodos escusos para aumentar o lucro numa negociação. Muitos produtores enchem o assoalho do caminhão de água com o gado já embarcado para pesá-lo, isso acontece após obter a tara do veículo (peso de um veículo sem carga). E só então após a segunda pesagem vem a esgotar a água do assoalho, ganhando ali alguns quilos que são inexistentes.

Outros pecuaristas dão muitíssimo sal para o boi antes da pesagem, isso faz com que tenham uma ânsia por água tão grande que a bebem além do normal, então são pesados após essa manobra e o comprador compra água (na verdade xixi) pelo preço da carne.

Observar que o assoalho pode ser cheio de água e que o “balanceiro” não consegue perceber isso, ou que o gado pode “encher a pança” de água são parte de um conhecimento empírico (quase científico) que é usado para o bem do observador e o mal do outro.

Todo conhecimento adquirido pode ser usado para o bem ou para o mal, depende do meu direcionamento. Quando somos dependentes de Deus e o amamos de forma integral, fazemos de tudo para não prejudicar o nosso próximo. Esforçamos-nos em ser “justos” em nossas atitudes, pois o Senhor nos ensinou a amar ao próximo como a nós mesmos.

Não há a mínima possibilidade de praticarmos a justiça de forma escusa, de forma ilícita, de maneira prejudicial ao próximo. Portanto se somos fiéis a Deus, devemos rogar que ele nos dê sabedoria para aprender dia a dia, e colocar em prática nosso aprendizado em prol de todos que nos cercam. Pense nisso, se todos agissem visando o bem do outro como seria o nosso mundo?

Um grandioso abraço!
Nos afáveis laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que observa, aprende e aplica para glorificar o nome de Deus.