fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Quando o medo opera…

Image
Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/halloween-1387418

Já tive muito medo em algumas situações, em especial ainda quando criança e nos reuníamos na pracinha para cotar casos de fantasmas e assombrações, ou melhor, “causos de sombração”. Parece que a cada passo de volta para casa os sacis, as almas penadas e os lobisomens me seguiam espreitando de moita em moita.

II Pedro 1.16

Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/halloween-1387418

As histórias contadas pelos mais velhos nunca foram verdade. Portanto não tinham nenhuma razão para gerar medo ou fazer com que ficasse preocupado. Mas mesmo assim eu cruzava a pracinha totalmente ressabiado. Numa daquelas noites eu me embrulhei no cobertor e tentei dormir, não sei por que, mas o sono não chegava. Então num determinado momento uma tampa de uma lata de leite que estava no quintal caiu fazendo um barulho tremendo, pelo menos para mim, seguido de um miado desesperado do gato que não parava um instante.

Quanto mais ele miava, mais eu me enrolava no cobertor cobrindo até a cabeça. Então senti que precisava encarar o fantasma que assustava o gato e a mim, peguei minha lanterna e o facão que papai me deu. Enrolei uma camisa na cabeça e saí pela cozinha, fui até o local onde havia várias latas de leite. Chegando lá olhei para todos os lados e o gato não estava, mas ele não parava de miar. Pensei até que era um gato fantasma. Observei de longe e vi que uma das latas balançava, fui até ela e levantei a tampa, quando fiz isso o danado do gato deu um pulo e eu saí correndo para um lado e eu para o outro.

Não havia fantasmas, só um gato assustado e um menino covarde. Não sei como, mas o gato entrou na lata e a tampa caiu sobre a mesma impossibilitando que ele saísse. Eram apenas superstições e crendices que apenas geravam dúvida e medo em meu coração. O medo operava onde não existia verdade, onde a mentira reinava ocasionando temor.

Ao contrário disso a fé aumenta quando é baseada na realidade de Cristo. Pedro fala claramente sobre isso, não seguimos fábulas engenhosas, mas somos ensinados com base no testemunho de homens que viveram com Cristo e foram testemunhas oculares de suas grandes maravilhas. A fé é o fundamento daquilo que esperamos, sendo prova do invisível que nos cerca.

Então quanto mais firmes estamos nas promessas do Altíssimo e reconhecemos sua verdade com certeza nos aproximamos Dele e de seu propósito para conosco. E o propósito de Deus não é para que soframos, sejamos covardes ou temerosos, pelo contrário o seu desejo para conosco é para que tenhamos paz, gozemos da alegria de sua presença e nos fortaleçamos no seu poder.

Pense comigo, não tema o que não pode ser verdade, mas busque a Deus como aquele que pode garantir a você a certeza permanente da vitória, bem como a segurança diante de toda e qualquer situação.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que já possuiu medo por crendice, mas hoje tem certeza pela fé.