fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Procure entender!

Image
Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/speed-bump-1444031

Entender é diferente de ler. Entendimento é algo que todos nós precisamos nos esforçar para alcançar. Porque nem sempre lemos e compreendemos, ouvimos e entendemos, vemos e analisamos. Portanto procure entender…

Neemias 8.5-12

Aprender e entender abrem horizontes. Ajudam a clarear o pensamento e melhorar as ações. São atos diferentes. Aprender (para mim) significa colocar em prática um conhecimento adquirido. Por isso vemos pessoas dizendo aprendi uma receita de bolo, aprendi um novo tipo de nó, aprendi a jogar bola.

Agora entender (novamente para mim) significa ter conhecimento de algo que para mim é intrigante, é saber o porquê de se proceder desta maneira.

Meu pai era muito inteligente, ele aprendeu como nos fazer ficar calados durante uma viagem. Ele avistou uma placa e disse: Leia, “silêncio na pista“, por isso vocês precisam ficar calados. Como estava em processo de aprendização era assim que eu lia e ficava calado.

Quando obtive entendimento das palavras descobri que a placa dizia: “saliência na pista“. Verdadeiramente o meu processo de aprendizado foi influenciado por uma distorção até que obtive entendimento.

Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/speed-bump-1444031

Ler a Bíblia não significa entender. Mas é o processo para aprendizado das Sagradas Letras.

Agora se desejamos entender precisamos abrir nossos olhos espirituais e pedir ao Espírito Santo que nos dê entendimento das palavras do Altíssimo.

O verso oito diz: declarando “pāraš“, explicando o sentido “śēkhel“, entendesse “bîn“. Ou seja separando as Escrituras em pequenas porções foi possível discernir o desejo de Deus e assim distinguir claramente o que precisamos fazer para agradar ao Senhor Todo-Poderoso.

Por isso entendo a fala de José Alves da Silva Bittencourt: “Ler a Bíblia é como comer peixe”. É preciso separar pequenas porções, com isso discernir o que Deus estava desejando e aí sim distinguir a forma que devemos proceder para agradar o Santo de Israel.

Pense nisso, aprenda a Palavra de Deus e obtenha o entendimento de Sua vontade para conosco.

Um grande abraço! Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que procura entender as Sagradas Escrituras