fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Planta baixa, um projeto de engenharia.

Image
Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/draw-serie-pen-com-rule-1241420

Estudar ajuda a resolver muitos problemas. A aprendizagem de um negócio, de uma técnica, de um método, proporciona a resolução e facilitam soluções para as dificuldades que encontramos.

Lucas 14.28-30

Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/draw-serie-pen-com-rule-1241420

Há alguns dias tornou-se notícia em vários jornais e telejornais a queda de uma caixa d’água gigantesca. A filmagem do fato mostra aquela estrutura cedendo e rolando morro abaixo fazendo o papel de um rolo compressor. E no seu processo de rolagem amassou inúmeras estruturas prediais e muitos veículos, parando apenas quando a lei da inércia agiu sobre ela.

A justiça agora irá apurar de quem é a falha. Quem será o responsável pelo acidente, quem projetou ou quem construiu, ou foi apenas uma fatalidade. Bem mais distante vimos também o acidente do edifício Palace II que aconteceu justamente no ano do meu início de namoro com Sílvia. Até hoje os responsáveis pelos erros de cálculos e uso de materiais indevidos não indenizaram completamente as famílias afetadas.

Um projeto de engenharia ou um projeto arquitetônico nem sempre é seguido da maneira como devia. Usa-se material de baixa qualidade, mão de obra desqualificada, e muitas vezes até a execução apressada de etapas torna a aquela construção uma obra de risco. A planta é um projeto, é um potencial a ser alcançado, mas o que se faz com o esquema em mãos representa o futuro da construção.

Nossa vida é um projeto de Deus. Ele em sua perfeição já fez todos os cálculos, já executou até as probabilidades de choques no percurso. No entanto ele nos dá autonomia para escolher os elementos que usaremos na edificação do projeto (o que chamamos de Livre Agência). Como um engenheiro que traça um projeto e permite ao proprietário à escolha das cores, das texturas, da qualidade dos pisos, etc. Deus nos permite escolher o que queremos trazer para nossa vida.

As escolhas de bons elementos, de coisas que edificam fazem parte da fala do apóstolo Paulo ao dizer: aprendei de tudo, retende o que é bom. Ele entendeu que Deus nos permite a livre agência nas escolhas pessoais. Mas conhecendo-nos intimamente pré-determinou quais serão os eleitos do seu Reino. No entanto, nós não sabemos quem são os eleitos. Por isso precisamos nos esforçar para transmitir a mensagem da salvação e reconciliação com Deus através do sangue de Cristo Jesus a toda criatura.

O que você está escolhendo para edificação da sua vida? Tem escolhido boas companhias? Tem preferido fazer o bem e não o mal? Escolhe aprender coisas que transformam a sua vida e agregam valores, ou prefere ver o que não edifica e muito menos trás valores celestiais para você? Um arquiteto auxilia nas escolhas certas dos pisos, cores e texturas usadas numa planta baixa. O Espírito Santo nos auxilia nas escolhas daquilo que edifica, transforma e beneficia mutuamente. Pense comigo, é necessário uma boa leitura da planta que foi calculada com exatidão. Portanto é preciso fazer a escolha acertada dos elementos para a edificação. E as escolhas de uso dos elementos adequados para harmonizar sua vida farão toda diferença para a eternidade. O que construímos nessa terra repercutirá nesta vida e por toda eternidade.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos, maravilhosos e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que pede ao Arquiteto auxílio para concluir o plano do Engenheiro da minha vida.