fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Palavra Impopular

Image
Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/horse-has-many-sayings-need-a-teeth-cleaning-1173846

Gosto de ouvir as expressões e ditos populares. Geralmente refletem grande sabedoria. Eu verdadeiramente gosto de compará-los com as Palavras do Deus Vivo.

Provérbios 25.16,17,19,20

Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/horse-has-many-sayings-need-a-teeth-cleaning-1173846

No tempo do Rei Ezequias muitos dos provérbios de Salomão ainda eram ouvidos e transmitidos. Alguns foram inscritos após a morte de Salomão, mas o conceito, os valores e o saber já circulavam entre os Israelitas.

Alguns deles são semelhantes aos que minha mãe falava quando eu era pequeno. Vou tentar compilar alguns:

“Andar com um aleijado de língua é pior do que um de pés”. Muito parecido com o verso dezenove, minha mãe estava dizendo pessoas cuja fala é má, cujas palavras são falsas devem ser evitadas, pois contaminam quem com eles anda.

“Na casa do vizinho não há liberdade para todos”, esse é perfeito e idêntico ao verso dezessete. Custei a entender que quando vou sem medida a casa de alguém (sem convite ou um compromisso agendado) eu tiro minha liberdade e a liberdade de meu próximo.

“Se te oferecerem algo coma uma vez, repita uma, rejeite a próxima” igual o verso dezesseis. Eu tenho cabeça de “gordinho” pra mim comida nunca é muito e às vezes eu exagero em fazer e em servir. O excesso de tudo é prejudicial, por isso devemos tomar cuidado tanto com o alimento, quanto a qualquer coisa que possa viciar ou ser excessiva.

“Som alto em dia de luto é insulto”, esse semelhante ao vinte tem sido muito esquecido. Hoje a dor e sofrimento do próximo não tem “nada haver” com a minha e por isso não ligamos em ofender com pequenos detalhes, mas nos ofendemos com os outros. Quando ganhei um “toca fitas Starway” com suas luzinhas de discoteca chinesa eu gostava de ouvir bem alto alguns hinos, um dia minha vizinha morreu precisei ouvir quase com o ouvido no autofalante por mais de uma semana.

Ditados populares devem ser aprendidos, citados e comparados com a Palavra de Deus. Aqueles que são verdadeiros vão orientar você em muitos momentos de sua vida.

Pense nisso, e invista tempo na leitura de Provérbios para adquirir sabedoria.

Um grande abraço.
Nos eternos e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que compara o “dito popular” com a “Palavra impopular” de Deus. Provérbios 1.7