fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: O único que salva!

Image
Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/lifeguard-mooney-s-bay-beach-ottawa-1390974

Heróis invadem as telinhas através de grandes editoras, dotados de superpoderes, habilidades especiais, ou muito dinheiro e tecnologia. Por outro lado vemos heróis de verdade atuando como policiais, médicos, socorristas, brigadistas, bombeiros e salva-vidas. Realidade versos fantasia, alguns salvando vidas outros salvando um universo paralelo.

Lucas 19.10

Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/lifeguard-mooney-s-bay-beach-ottawa-1390974

Quando criança mamãe sempre dizia: “não entre em águas profundas e em correnteza forte. Eu não sei nadar e não posso salvar vocês. Não vou pular atrás, pois morreremos ambos”. Acredito que se algo acontecesse ela iria tentar nos salvar, mas era uma forma didática de dizer a responsabilidade da segurança é sua.

Um dia ela foi conosco a um córrego que estava em cheia. Fomos Deco, Leo, Flavinho e eu. A correnteza estava forte, e o nível da água bem acima do normal. Flavinho começou a afogar, minha mãe viu e disse: “ele está afogando”. Pulei na água, o segurei e falei: fique quieto, pare de bater as mãos e os pés ou vamos morrer. Ele ficou quieto, o tirei para fora da água, ele vomitou muito, e resolvida à situação.

Passado muitos anos fomos para Guarapari (a mais mineira de todas as praias). Sílvia, Paloma, Douglas e eu, passamos alguns dias naquela cidade. Num determinado dia eu resolvi nadar um pouco mais. Já era tarde o sol começava a se por. De repente, eu estava num local onde nadava dois metros em direção à praia e a correnteza me puxava novamente. Já tinha uns vinte minutos que eu esteva pelejando para sair dali, minhas forças estavam acabando, comecei a afundar, veio uma onda um pouco mais forte e me jogou um pouco a frente. Nisso, o salva-vidas estava vindo. Acenei que não precisava dele, cheguei à margem semimorto e levei aquele sabão do salva-vidas, que me explicou o que são as correntes de retorno.

O Flavinho agiu ativamente no processo de socorro ao não reagir e submeter-se a mim, eu neguei a salvação do socorrista ao dispensar sua atuação. Passivamente Flavinho foi salvo por um ato que ele não esperava, eu fui jogado na praia, julgado e condenado pelo socorrista que apesar do alerta não hesitou em me repreender. Situações que remetem ao espiritual.

A salvação vem de Deus. É ele quem nos salva, por seu querer e sua disposição em salvar. O projeto, a eleição e a salvação vêm Dele. O homem age ativamente e passivamente a essa oferta. Ativamente o homem recebe a dádiva da salvação, submete-se a ela e através do Espírito Santo crê em Cristo como único e suficiente Salvador, aceitando assim a salvação. Passivamente o homem recebe a salvação, pois não tem condições de concedê-la, e é incapaz de salvar-se. Então ele é Salvo por Cristo e nada mais, ao ser salvo é remido, sendo remido há a realização da salvação por completo.

O salvo de um perigo é ativo em receber a salvação, e ao mesmo tempo é passivo no processo de ser resgatado pelo salvador. Podemos assim dizer que a corda da salvação é atirada e somos ativos em segurá-la e totalmente passivos em receber seus benefícios. Como numa cirurgia médica eletiva aceitamos a intervenção do médico, somos totalmente passivos no processo que ele fará para nos salvar. Pense nisso, heróis existem e são reais ou fictícios, mas Salvador só existe Cristo Jesus.

Um grande e forte abraço!
Nos verdadeiros e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que ativamente recebeu de forma passiva os benefícios da salvação em Cristo.