fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: No que pensamos?

Image
Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/spoon-of-knowledge-1574224

O ser humano é realmente a obra prima de Deus. A complexidade da mente não pode ser detalhada com total evidência e clareza por nenhum doutor seja qual for à área de estudo.

I Crônicas 28.9

Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/spoon-of-knowledge-1574224

Neurologistas não compreendem completamente como células cerebrais podem se regenerar. Desconhecem na totalidade a forma como os neurônios conseguem criar novas conexões entre si. Os psicólogos não tem resposta para pessoas que tem uma taxa de padrões dentro da normalidade social e psíquica, mesmo vivendo num local pouco propício a isso ou tendo características genéticas desfavoráveis.

Estudos não conseguem medir a capacidade de cálculos cerebrais com precisão apenas com base apenas na velocidade dos pulsos elétricos, pois a mente consegue processar inúmeras tarefas simultaneamente (especialmente as mulheres, e digo isso por experiência ao ver minha esposa cozinhando, respondendo a clientes pelo telefone, conversando comigo, olhando o cachorro e observando as crianças ao mesmo tempo).

Então como posso penetrar na mente humana? Você pode até tentar encontrar uma resposta, mas isso não é possível. Só o Senhor tem a capacidade de conhecer o pensamento humano, só Deus conhece o que podemos pensar. Mas, nós podemos nos colocar no lugar do outro, sentimento que chamamos de empatia.

Você pode não conhecer a mente humana, mas pode colocar-se no lugar do outro. O que ele pode estar sentindo neste momento pelo qual toda a humanidade está passando? Se sente só? Abandonado? Perseguido? Sem esperança? Sente medo, angústia, aflição? Carrega sobre si uma “bagagem de responsabilidade” muito pesada?

O que tem levado pessoas adoráveis, amáveis e pacientes a serem agressivas, rudes, ásperas num momento como esse? O que faz com que sofram? Que se sintam abatidos, e desistam até de viver? Não temos explicação para isso. No entanto, podemos sim auxiliar estas pessoas, em oração, e em alguns momentos apenas ouvindo a sua dor e sua necessidade de consolo.

Pense comigo, este é o momento de nos colocarmos no lugar do outro, e com certeza demonstrar o amor de Deus, um amor que excede todo entendimento, que vai além da razão e conhecimento humano. O Senhor está disponível, ele quer nos ajudar. No entanto é necessário que o busquemos, precisamos nos aproximar dele, necessitamos estar juntos ao Senhor e com certeza ele nos ajudará a vencer os temores e angústias da mente.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo!

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que não conhece a mente humana, mas conhece quem esquadrinha os corações.