fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Nem sempre tens meu apoio.

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/hamburguer-de-presunto-com-legumes-1639557/

Nem sempre o apoio de alguém demonstra a sinceridade do seu coração. Muitos usam o apoio como forma de barganha, de troca, de moeda cambial. Quando na verdade o apoio deve ser dado àquilo que permite uma melhora tanto para quem precisa dele, quanto para os que o cercam.

Provérbios 17.17

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/hamburguer-de-presunto-com-legumes-1639557/

Há alguns anos um amigo me pediu para apoiá-lo nas redes sociais indicando sua lanchonete. Eu disse a ele: “vou pedir um lanche primeiro”. Ele achou engraçado e me disse: “Me passa o endereço que eu lhe envio”. Tive que ser bem claro com ele: “Olha eu quero pedir o lanche num dia apertado como uma sexta-feira, sem informar o meu nome verdadeiro para testar a qualidade do seu produto. Aí sim, terás o meu apoio, que na verdade não é grande coisa”. A conversa ficou encalorada, pois ele achou que estava desfazendo do seu produto “sem nunca ter provado”. Continuei sendo amigo dele, mas não apoiei a lanchonete, pois não fui bem atendido na época.

Passado um tempo, um longo tempo (a long time) eu pedi novamente um sanduiche na mesma lanchonete, o produto veio diferente. Embalagem simples de papel branquinho, comum, mas bem arrumada, caixinha de isopor comum com um adesivo por cima, ketchup, mostarda, maionese e um molho especial. Saquinho lacrado com doze (12) guardanapos, pois havia pedido quatro sanduíches. Agora sim, ele tem meu apoio incondicional até porque o sabor é ótimo e o preço compensa (especialmente nas promoções do dia).

Você não precisa apoiar todos os seus amigos, não precisa ter o mesmo pensamento que eles, muito menos necessita ser favorável a todos os seu atos e palavras. Mas, se você é de fato amigo precisa alertar. Precisa falar a verdade. Precisa demonstrar o amor mesmo numa repreensão severa.

Quando adolescente tínhamos um grupo de cinco amigos Kibinho, Deley, Ganso (que namorava a Toly), o Gordo (que era eu) e o Adolfo. Toda vez que eu estava para fazer uma burrada alguns dos mais sinceros me chamavam a atenção, eu ficava furioso, pensava em romper os laços de amizade. Chegava a minha casa, deitava a cabeça no travesseiro, orava e passava à ira, então compreendia que a repreensão era por amor.

Quando mamãe me batia eu sentia um furor dentro de mim. Ficava chateado na hora, depois esquecia. Lembro-me da grande maioria dos castigos, especialmente aqueles que me mostraram o meu erro e que seu amor por mim era incondicional. Mamãe escolheu me amar, com o tempo eu escolhi amá-la. O autor de provérbios diz “o amigo ama em todo o tempo, na angústia nasce um irmão”. Isso não quer dizer que o amigo precisa ser concorde com você em todas as atitudes e pensamentos. Mas, significa que ele precisa amá-lo e estar disposto a lhe corrigir, caminhar com ele e lhe ajudar naquilo que é necessário.

Pense nisso, você tem sido amigo sincero? Tem amado sem exigências? Está disposto a corrigir, caminhar com ele e ajudar naquilo que é preciso? Talvez seja esse o momento de tornar-se um irmão de seu amigo, pois talvez para ele esse seja o momento da angústia.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo!

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que é amigo e tem amigos que nem sempre concordam comigo.