fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Mesmo diante de zombaria não pare

Image
Foto de arquivo pessoal

Ser zombado não é legal. Ser motivo de riso, de humilhação não é algo bom. Você pode ser um MC mesmo assim não pode tornar a vida do outro uma chacota. Mas, muitas vezes ser comparado a Cristo será motivo para rirem de você.

Jó 17.6; 30.9

“Olha que coisa mais linda…”, não é preciso completar a frase para que venha a sua mente as notas e melodia de “Garota de Ipanema”, canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Foto de arquivo pessoal

Helô Pinheiro era a inspiração da canção. Por seu andar e seu brilho natural, aquela jovem encantou os músicos da Bossa Nova. Com isso ela ganhou fama e conseguiu prosperar.

Para Jó ser motivo de uma canção não era algo bom. A palavra usada para provérbio é “mesöl“, ou seja uma sátira. Segundo nosso amigo Aurélio Buarque de Olanda “sátira é uma técnica literária que em prosa ou verso ridiculariza um determinado tema, pessoa ou instituição”.

Jó era o motivo de chacota para demonstrar que é inútil servir a Deus. Ele era um “töpheth“, uma abominação, uma pessoa desprezada, alguém que não vale a pena ser imitado. Era uma citação ruim.

Quem lê a história deste patriarca vê como Deus em sua infindável sabedoria dirige os passos da humanidade. Mesmo que em alguns momentos não entendamos os propósitos do Altíssimo, “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam” Rm 8.28.

Não se preocupe se você está sendo o motivo de zombaria por servir adequadamente a Deus, pois no tempo oportuno Ele lhe revelará o propósito.

Pense nisso e deixe o Senhor na direção da sua história.

Fraternalmente nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que já foi e as vezes ainda é uma “mesöl