fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Me arrastando…

Image
Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/sad-boy-1564119

Algumas coisas literalmente esgotam todas as minhas forças e me fazem sucumbir dia após dia. Entre elas a impossibilidade de trabalhar, isso faz com que minha energia se extinga. Outra coisa é brigar entre pessoas que deveriam estar unidas por um vínculo de amor.

Provérbios 3.30; 10.12; Eclesiastes 9.9

Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/sad-boy-1564119

Quando menino eu ficava mal só de brigar com meus irmãos, e olha que fazíamos isso com constância. No entanto nunca guardávamos ressentimento, ódio e amargura uns dos outros. Aprendemos a perdoar, e mamãe usou de técnicas um pouco aversivas para isso. Como nos abraçarmos e ficarmos assim por muito tempo, geralmente uns trinta minutos à uma hora. Confesso que para mim os minutos pareciam dias, especialmente se o castigo era aplicado após um dia de brincadeiras e eu precisava ficar abraçado a um irmão suado e fedido.

Outras vezes nos assentávamos de costas um para o outro segurando nossas mãos sem poder soltar. Também confesso que isso me dava uma raiva terrível, mas depois a brandura achegava ao meu coração. A técnica atendia a finalidade mesmo gastando mais energia para outras ações. Igual a lâmpada incandescente, ela atende sua finalidade, mas gasta em excesso sua energia convertendo em calor.

Agora adulto fico sem força, sem motivação, muito, cansado ao exagero do extremo por não poder trabalhar. Por não conseguir fazer algo tão simples como trazer os recursos necessários para que o nome de Cristo nunca seja difamado. Mas, quando eu posso trabalhar recebo uma injeção de ânimo, vigor e motivação. É como se minha motivação fosse trabalhar para renovar minhas forças, e é fato que isso me alegra.

O sábio Salomão diz que não devemos contender contra o outro sem motivo, ou seja, não precisamos criar fatos imaginativos para ofender, perseguir e combater contra o outro só porque eu não gosto de algumas das atitudes dele, ou não comungo com todos seus pensamentos. Ele ainda diz que o ódio excita contendas, mas o amor cobre transgressões, sendo assim, o amor é capaz de perdoar nossos atos falhos e nos permitir viver em comunhão uns com os outros. É claro que devemos praticar a justiça e lutar quando atacados, mas em muitos momentos precisamos fazer o que Cristo nos ensinou, devemos virar nossa face.

Salomão ainda diz que devemos desfrutar das boas dádivas e do fruto do nosso labor. De que adianta trabalhar, mas não desfrutar dos benefícios de seu labor? Qual a finalidade de ajuntar bens e dinheiro nesta terra privando quem amamos de desfrutar das pequenas alegrias do dia a dia ou de momentos especiais? Eu já disse que conheço pessoas que tem muito dinheiro, mas nunca em sua vida viajaram com sua família para desfrutar do fruto de seu labor. Outras morrem de vontade de comprar uma caixa de bombons e não o fazem porque pesam o valor do seu trabalho para poder comprar aquilo que desejam.

Pense comigo, vale a pena viver em guerra com seu irmão? Vale a pena não desfrutar daquilo que o Senhor têm lhe concedido? Se a resposta foi não, mude de atitude ame seu irmão e o perdoe, independente de quem seja o ocasionador do problema e desfrute dos benefícios dos recursos concedidos por Deus a você como bom administrador.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que busca amar e perdoar, mesmo falhando. E não perde a oportunidade de desfrutar com sua família os benefícios do que o Senhor têm me dado para recuperar minhas forças.