fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Mais perto, mais próximo.

Image
Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/male-hummingbird-1390383

Gosto muito de apreciar vídeos de “macro-filmagem” (não achei uma conclusão sobre a nomenclatura) onde o foco de uma câmera é aproximado por lentes apropriadas dezenas de vezes.

João 1.1-3

Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/male-hummingbird-1390383

É maravilhoso ver cada detalhe, desde a abertura das asas de um inseto, a proliferação de fungos e pequenas algas. Tudo planejado em seus mínimos detalhes e que foram se adaptando conforme o universo se corrompe.

A observação de detalhes especialmente na tradução das Sagradas Escrituras me cativa. Mas também trás uma responsabilidade muito grande. A omissão, ou a troca de um artigo muda toda uma verdade transmitida.

No texto de hoje vemos “o verbo” ou “a palavra” (εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος – Textus Receptus 1550/1894) ” o logos ” sendo identificado como Cristo. Não se preocupe em ler o texto grego entre parênteses, mas atente a análise que farei.

Ele era o verbo, ou a palavra quando causadora de uma ação (se a palavra causa uma ação, então é verbo).

É usado aqui um artigo, masculino, definido, singular, pessoal, o artigo “o”. Traduzir esse artigo num artigo, masculino, indefinido, singular e impessoal, o artigo ” um ” é corromper toda essência do evangelho é permitir a existência de outros deuses ou modificar a essência do Filho de Deus em apenas alguém muito próximo a Ele.

Jesus não era um deus ele é O Deus eterno inigualável, que em momento oportuno será adorado de joelhos por todo ser.

Ele é o autor e consumador de todas as coisas. A Trindade de Deus (termo criado para compreender melhor a essência de Deus. Da mesma forma como na medicina se criam novas palavras para facilitar a compreensão de métodos ou enfermidades) formou absolutamente tudo e com isso projetou até o que ainda não compreendemos.

Então Jesus é o verbo, é Deus, é o autor, é o criador de todas as coisas. Esta verdade não permite outra tradução ou interpretação.

Pense nisso, antes de aceitar qualquer ideia ou uma novidade do Evangelho de Cristo, análise se há fidelidade naquilo que é dito, ou se para meu próprio benefício as palavras são modificadas.

Um grande e forte abraço.
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que se preocupa em aproximar-se dos propósitos originais de Deus.