fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Hábitos e costumes

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adoravel-encantador-cativante-afeicao-6624464/

Todas as pessoas tem um tipo de hábito, seja ele gerado por algo aprendido dos pais, seja por fazer de uma forma diferente.

I Coríntios 15.33

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adoravel-encantador-cativante-afeicao-6624464/

O desenvolvimento de um hábito ou sua mudança é algo natural, mas às vezes penoso e mecânico no início. Todos os dias eu acordo cedo para ler a Bíblia e fazer minha reflexão diária. Foi uma atitude que me custou muito iniciar, pois precisava acordar quinze minutos mais cedo, e isso muitas vezes me cansava. Quantas vezes o despertador tocou e eu voltei para a cama, quantas vezes eu me coloquei de joelhos na minha cama e dormi novamente acordando com uma terrível dor nas costas.

Mas eu decidi manter minha postura, e insisti na criação deste costume que já fora muito mecânico. Em pouco tempo quinze minutos não eram suficientes, nem meia hora, nem quarenta e cinco minutos. Hoje gasto pelo menos uma hora lendo e refletindo nas Sagradas Letras de segunda a sexta, aos sábados e domingos consigo ter até três, pois nem sempre tenho entregas e recolhimentos para fazer, ou seja, não tenho nenhum outro compromisso a não ser com Deus.

Esse costume que tenho como disse foi adquirido com muita dificuldade, já pesei em desistir muitas vezes, e já fui obrigado a hão fazer outras duas vezes. Nos dias frios a minha cama é extremamente atraente, o que muitas vezes me cativou. No início do casamento observar minha esposa quase me prendia na cama, hoje não posso ficar olhando muito senão não saio do quarto, pois a admiro cada vez mais.

No entanto maus costumes são fáceis de adquirir. Hábitos alimentares que nos prejudicam são de difícil modificação, mas deixar um bom pelo mau costume é facílimo. Veja o meu exemplo, meu nutricionista me passou uma dieta, nela posso comer meio pão, com uma ponta de faca de requeijão, uma fruta, um copo de leite ou uma xícara pequena de café. Eu por minha vez substituí o pão por um inteiro, uma ponta de faca por uma ponta de “cutelo”, a fruta por um presunto e a xícara de café por uma “caneca do dia dos pais”. Voltar atrás é uma difícil tarefa, mas torna-se necessária. Uma mudança de hábito é necessária para uma vida equilibrada.

O apóstolo Paulo enfatiza que devemos tomar cuidado com as más companhias ou conversações, pois elas corrompem os bons costumes. A palavra usada por ele é o(mili/a (homilia) que significa comunicação, relacionamento, companhia, e remete a associação com algo. Quando nos associamos a pessoas más, de má conduta, com maus hábitos, com certeza seremos identificados com elas, criaremos um relacionamento com as mesmas, ou até mesmo aceitaremos suas atitudes como certas.

Desenvolver uma vida com Deus é difícil, pois é preciso investir seu tempo para comunicar-se com ele, e assim desenvolver um relacionamento pessoal que nos associa a Ele. Agora abandonar a companhia do Senhor e recorrer a de outras pessoas ou mesmo a nós mesmos parece atrativo e muitas vezes torna-se uma opção. Portanto, tome sua decisão de ter um relacionamento com Deus hoje, e saiba que isso será uma luta diária, mas de grande e maravilhosa recompensa.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que se esforça para manter um bom hábito.