fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Faroeste

Image
Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/cowboys-1230103

Adoro filmes antigos, especialmente os de faroeste, e alguns de ação. Os filmes românticos e melodramáticos também chamam minha atenção, mas não tomam o lugar dos “Bang-bangs” antigos.

Provérbios 8.11-21

Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/cowboys-1230103

Como era bom assistir as peripécias de “Zorro” o cavaleiro solitário. Ele e seu cavalo Silver, e seu ajudante o índio Tonto (e não era bullyng). Nestes filmes o cavaleiro nunca atirava para matar, apenas para atordoar ou desarmar seus oponentes, deixando às autoridades a incumbência de praticar a justiça.

Em muitos momentos os tesouros roubados eram devolvidos e sempre havia a curiosa cena da mordida numa moeda (o que em tempos de Covid-19 é totalmente desaconselhado). Eu ficava imaginando, porque morder uma moeda tinha aquele valor, até que muitos anos depois ao trabalhar numa fábrica de joias eu descobri o que é o chamado “ouro mil”.

O ouro mil é o ouro com 99,99% de pureza, e quanto mais puro mais maleável e macio é o precioso metal. Então faz sentido o morder na moeda, isso provava se ele tinha grande valor, ou se estava misturado a outras ligas metálicas de brilho dourado. O valor de algo, especialmente joias e metais preciosos, se dão por seu grau de pureza e lapidação.

A Palavra de Deus é valorosa por sua pureza, por suas características verdadeiras e aplicáveis. A maleabilidade de seu conteúdo não está em ela se adaptar a você, mas em envolver todas as áreas de sua vida, da comportamental à espiritual. Não existe nada na sua vida que a Bíblia não possa trazer uma resposta que o auxilie, que o trate e que o capacite.

Fiz essa afirmação para um jovem cético, e ele me disse me dê uma resposta na Bíblia para essa inequação do segundo grau. Eu precisei citar Eclesiastes 10.10, onde o autor diz que se não se afiar o metal é preciso por mais força, então se não houver prática na execução de cálculos matemáticos eles nunca terão solução. Ele ficou alterado, mas pelo menos ficou reflexivo. Ninguém aprende matemática sem prática, sem escrever, rasurar, rabiscar, recalcular, encontrar regras e aplica-las corretamente.

As Sagradas Letras são de grande valor para fortalecer você, para lhe ajudar, motivar, trazer esperança e segurança. Portanto, confie nela, sabendo que seu valor excede as joias preciosas e também ao valor do ouro mais depurado.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos e valorosos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que tem provado dia a dia do mais “puro ouro” das Escrituras Sagradas.