fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Eu confio em quem me fere

Image
Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/barber-in-india-1236998

Para que serve um corte militar e uma barba bem feita? Hoje a moda é diferente, homens barbudos e cabelos grandes, topetes cheios de cera de modelar.

II Samuel 20.6-13

Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/barber-in-india-1236998

Tenho um amigo que não está mais no ministério pastoral cuja barba é tão bem feita que parece que ele faz chapinha e alisamento.

Comecei a deixar a minha crescer a pouco tempo e Imagino o tempo que ele gasta com o cuidado adequado com a barba.

A muitos anos a barba era um sinal de honra, sinal de valor. Jurava-se pelo fio do bigode. Conforme o tamanho de seu bigode e sua barba não era nem preciso assinar um contrato ou firmar algo em cartório.

Há alguns anos (pra ser sincero, há muitos anos) atrás quando era adolescente resolvi deixar o cabelo crescer já estava quase na altura dos meus ombros quando meu professor de karatê fez uma demonstração de como era fácil degolar alguém de cabelos longos ao ser pego pelas longas madeixas e qual a vantagem de um “corte militar”. Depois disso cortei meus cabelos.

Joabe vai em direção a Amasa deixa cair uma de suas espadas (creio que intencionalmente) o pega pela barba e perfura o seu abdômen com a espada da mão esquerda.

Tenho certeza de que nem todos que nos chamam de amigo são de fato. Mas Jesus nos ensina a amar até nossos inimigos e fazer o bem até aqueles que nos odeiam.

Nem todos que parecem ter intimidade com você, ao ponto de tocar em sua barba, estão disponíveis para enfrentar com você as batalhas do dia a dia.

No entanto, precisamos confiar nas pessoas para que não nos tornamos paranoicos ao ponto de desconfiar de todos.

Pense nisso, e tenha disposição para ser amigo da mesma forma como você confia que as pessoas sejam de você também.

Um grandioso abraço. Nos eternos e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que confia naqueles que me cercam mesmo quando sou ferido por eles.