fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Especialista na simplicidade.

Image
Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/the-life-on-a-basket-1561789

Mamãe é especialista em receitas de grande simplicidade e ao mesmo tempo em que requerem grande maestria de quem às faz. Meu irmão caçula está aprendendo essas técnicas, mas também tem incorporado o conhecimento de pratos sofisticados ao seu repertório.

Eclesiastes 2.21

Retirado do site: https://www.freeimages.com/pt/photo/the-life-on-a-basket-1561789

Eu sei que na verdade é tudo de bom sentir o vapor quentinho de um bolinho de fubá com queijo que acabou de ser frito ao lado de um copinho de café que exala seu aroma. Bem, na verdade eu gosto muito do pão-de-queijo feito por mamãe e do pão-de-quê também (aquele que não tem queijo nenhum). E realmente o biscoito-frito, ou a broinha de fubá também tem sua vez no café da manhã de um mineirinho da gema.

Sei que na simplicidade há também grande sabedoria, e que é possível agradar paladares requintados e os menos exigentes com uma receita tradicional. No entanto não é todo mundo que se adapta aos pratos requintados da cozinha chilena, francesa, mexicana, escocesa, americana ou de outra nação qualquer.

O problema que tenho visto hoje são as pessoas que não conseguem desfrutar das coisas simples, e muito menos do fruto do seu trabalho. Com isso tornam-se gananciosas, avarentas e fúteis. Se apegando ao dinheiro e assim gerando a raiz de todos os males. Existem pessoas que nunca foram a um restaurante apenas para juntar dinheiro e expandir seu patrimônio. Outros nunca desfrutaram de férias familiares, pois preferem economizar e dar entrada em mais um lote, mais um imóvel, mais um bem de grande durabilidade.

Salomão alerta contra isso, diz que existem pessoas extremamente capazes, mas que não tem capacidade de desfrutar dos benefícios do conhecimento que Deus lhes concedeu. Não usam a capacidade que tem para cooperar com familiares, amigos e até irmãos na fé, e nem dar a eles qualquer tipo de prazer. Pelo contrário usam suas habilidades para criar empecilhos, ocasionar contendas e de certa maneira tentar mostrar que são melhores que os outros.

A especialização numa área de conhecimento só tem finalidade se produzir edificação mútua, ou seja, cooperar para minha vida e daqueles que nos cercam. É preciso sim usar o conhecimento que temos para nosso sustento, para suprir nossa família, e também para auxiliar nosso irmão. Necessitamos ter condições de contribuir para o crescimento na fé, no amor e na caridade tanto nosso como de nosso próximo. De nada vale o conhecimento sem um sentido de contribuição para o outro e para si.

Como disse um dia Ralph Waldo: “torna-te necessário a alguém”, e como disse Paulo: “sede meus imitadores, e atentai para os que andam segundo nosso exemplo”. Podemos então afirmar que precisamos nos esforçar para sermos imitadores de Cristo tornando nosso conhecimento necessário ao nosso irmão em sua caminhada de fé. Pense nisso, qual a finalidade de todo seu conhecimento e de seu trabalho?

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que vive buscando a simplicidade e a edificação mútua.
É claro que às vezes nos perdemos em vãs discussões, mas volto pensar que é necessária a simplicidade.