fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Elefantíase…

Image
Retirado do site: https://edition.cnn.com/2015/03/12/health/eliminating-elephantiasis-in-india/index.html

Algumas doenças causam dor, sofrimento e deformações. Uma pessoa com câncer pode ter um mioma protuberante o que pode levar a dor, sofrimento e constrangimento.

Isaías 10.3

Retirado do site: https://edition.cnn.com/2015/03/12/health/eliminating-elephantiasis-in-india/index.html

Há muitos anos atrás o acesso aos médicos era muito precário (muito mais), então muitos os profissionais da saúde que precisavam fazer tarefas que eram atribuídas a médicos, ou a enfermeiros. Tio João (ou melhor Tio Jão) me deu oportunidade de ajudar em sua farmácia. Lá aprendi a aplicar insulina, a medir pressão (aferir pressão arterial), olhar a temperatura num termômetro (naquela época nem todo mundo tinha condições de ter um), trocar curativos, trocar faixas, organizar as prateleiras, ler receitas (algumas eram quase impossíveis) e entregar os remédios necessários. Quando em horário de folga, varia a farmácia, limpava o banheiro e fazia as tarefas escolares.

Um dia ele me disse: “Vamos comigo na roça olhar como vai fulano” (não me lembro do nome do senhor que ele falou). Então fui na garupa de sua moto, por uma estradinha de chão bem estreitinha, até chegar a um casarão, chegando lá ele me disse: “Não se assuste, nem fique olhando demais, a pessoa que vamos visitar tem elefantíase”. Chegando lá, não tive como desviar o olhar, e muito menos não consegui ficar sem perguntar se doía. E aquele senhor me respondeu que sim, mas o que mais doía era não poder fazer o que sempre fez. Fiquei pensando sobre isso enquanto voltávamos para casa.

O que fareis no dia da visitação? Essa é a pergunta de Isaías. A palavra em hebraico dá o entendimento de uma visita oficial, de alguém que foi incumbido de algo importante, de uma prestação de contas. É uma referência a ocasião da volta de Cristo, e como nossas ações serão colocadas em voga e precisaremos responder por nossos pecados. Essa visitação visa o bem e não o mal. No entanto cada um será julgado segundo seus atos. A Bíblia diz que aqueles que estão em Cristo não serão condenados, mas passarão por julgamento.

O pecado é uma doença, ela deforma nossos pensamentos, nossas atitudes, nossas palavras e até nossas omissões. Em alguns momentos podem ocasionar dor, noutros podem ser cauterizados em nossa mente e com isso trazerem sobre nós transtornos gigantescos. O maior deles a morte eterna. Quão angustiante é estar infectado por uma doença desde o nascimento, e que só tem uma cura: “o sacrifício real e vicário de Cristo na cruz”, mas para tanto é preciso reconhecer nosso pecado, nossa incapacidade de salvação pessoal, e nossa necessidade do perdão de Deus pelo sangue de Jesus Cristo, nosso único e suficiente salvador.

O pecado pode estar lhe deformando, mas ainda existe esperança, ainda existe tratamento. Ele está em Cristo. Confesse a ele seu pecado, mude suas atitudes e creia no poder da salvação em seu nome.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que está preparado para o dia de visitação.