fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Dezesseis anos de aprendizado.

Image
Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/challenges-1152322

Há mais de dezesseis anos passamos por uma experiência de aprendizado diário e único. Tudo isso após o nascimento de nosso primogênito. Quando veio minha a caçulinha a experiência cresceu exponencialmente.

Isaías 48.17

Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/challenges-1152322

Cada momento após o nascimento de João Victor tem sido um tempo de aprendizado. Ele era um bebê que não gostava de colo, chorava muito, especialmente quando ia tomar banho. Dona Juslene (a qual chamamos de vó Jú) era auxiliar de enfermagem e nos primeiros dias nos ajudou no banho do João. Foi ela que percebeu um hematoma na clavícula dele e que provavelmente havia fraturado no nascimento. E com isso descobrimos o motivo do choro, e o porquê ele não gostava de ser pego no colo. Pois, o movimento fazia com que ele sentisse dor. Então fomos à pediatra e tomamos 14as devidas precauções.

Segundo a pediatra por causa do seu tamanho ele demoraria a andar. Realmente ele não aprendeu a andar, aprendeu a correr. Com menos de onze meses ele corria por todos os lados, em consequência disso precisou levar uns pontinhos devido a um tombo. Anos mais tarde fraturou o cotovelo dentro de uma cama-elástica, e mesmo assim após a cirurgia desejava ardentemente pular novamente no mesmo tipo de brinquedo.

Vez por outra vejo alguns questionamentos surgirem nas conversas entre Sílvia e Eu, como: “será que estamos criando nossos filhos da maneira certa”, “será que não estamos agindo errado”, “e será…”. Bem a Bíblia diz que só existe uma maneira de criar nossos filhos adequadamente: é “cria-los na disciplina e admoestação do Senhor”. O que significa isso? Significa que devemos mostrar segundo as Sagradas Escrituras como eles devem proceder de forma a agradar a Deus e glorificar seu Nome sobre todas nossas atitudes, e isso fazemos expondo a Palavra com palavras e ações.

É claro que estamos sujeitos a falhas, estamos sujeitos a errar, no entanto devemos buscar fazer sempre o nosso melhor, de forma a sermos exemplo aos que nos cercam. Tenho sempre ensinado a eles que precisamos nos expressar, e mesmo que fiquemos envergonhados de dizer algo não podemos nos omitir. Nossa expressão de pensamento, e nossa faculdade de expor nossos sentimentos ou reflexões devem ser valorizadas. Mesmo que o ambiente onde você esteja não seja propício a ouvir pensamentos discordantes precisamos saber expor de forma clara e abrangente.

Todos os dias nós aprendemos um pouquinho a mais. Cabe a nós seguir o conselho do Senhor pronunciado por Isaías. Aprender o que é útil da parte de Deus e permitir que ele nos ensine o caminho que devemos trilhar. Portanto lance diante do Senhor suas dúvidas, abra seu coração e expresse seus sentimentos, medos, angústias, e dúvidas. Não adianta mascarar o que você sente, pois Deus de fato conhece todos os nossos pensamentos, sentimentos e anseios, e de fato é seu desejo que demonstremos isso a Ele.

Lembre-se não importa quanto tempo você já viveu nesta terra, sempre iremos aprender algo, e esquecer também. Se guardássemos tudo em nosso coração e mente, com certeza viveríamos em completa perturbação de alma e espírito. Pense nisso, aprenda com Deus e permita a Ele dirigir sua vida.

Um grande e forte abraço!
Nos fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que tem aprendido nestes 43 anos, sendo intensificado a quase 20, desafiado a 16 e estimulado há 11 anos.