Rascunhos da Vida

Rascunhos da Vida: Detalhes não podem ser ocultados

Postado em 30/12/2019 6:00

Alguns detalhes fazem toda a diferença. A falta de alguma informação pode levar alguém ao sofrimento ou pode causar um prejuízo.

Salmos 89.1 e seu cabeçalho

Retirado do arquivo pessoal.

Algumas informações quando suprimidas podem gerar morte e até mesmo grandes prejuízos. Não colocar a informação “contém glúten” ou “alto teor de açúcar” podem levar algumas pessoas a sérios problemas de saúde e algumas até a morte por complicações.

Omitir a frase “Cão bravo” ou “Alta voltagem” podem tirar uma vida com facilidade.

Até hoje não entendo porque algumas versões das Escrituras Sagradas suprimem os cabeçalhos dos salmos. Será que a economia de tinta resultou em lucro de forma maior e gigantesca? Ou é uma forma de lançar uma nova versão com os dizeres “versão tradicional com cabeçalhos suprimidos dos Salmos”.

Os cabeçalhos dos Salmos trazem informações muito importantes. Mostram como devem ser cantados, com quais instrumentos, quem deve reger a música, quais são os autores, que tipo de salmo é aquele, entre outras.

Este salmo é um “Masquil”, ou seja um poema introdutório ou didático para grandes verdades a serem aplicadas.

O salmista começa dizendo que (“hēsēdh“) as misericórdias, grande amor, ou a benevolência do Senhor serão motivo constante menção em seus lábios, pois a fidelidade do Excelso Deus é real, verdadeira e eterna.

O tom deste Salmo vai da inesgotável alegria a lamentação mas permanece a confiança nas suas ações e fidelidade. Algo que o cabeçalho dizia: “canção didática de Etã”, ou seja um ensino penetrante ao coração do ouvinte ou executante da canção.

Pense nisso, suprimir ou mudar algumas coisas podem corromper o sentido absoluto das verdades bíblicas.

Fraternalmente, nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que gosta dos cabeçalhos do “Livro dos Louvores”

30

Veja também
<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Rodrigo Fonseca Andrade

Rodrigo Fonseca Andrade é um microempreendedor, teólogo e professor de línguas clássicas (Grego Koinê e Hebraico Massorético). Casado com Sílvia e pai de João Victor e Isabelle. Com formação em Tecnologia, Meio Ambiente e Teologia. Tem como objetivo principal tornar o conhecimento teológico simples e abrangente. Sendo assim demonstra através de fatos da vida como Deus é soberano e dirige nossa história pessoal. Neste blog você lerá, lembrará e se identificará com muitos dos fatos bíblicos exemplificados de forma simples e objetiva.

error: Este conteúdo é protegido!