Publicidade

Rascunhos da Vida

Rascunhos da Vida: Desculpa de Cego é Muleta!

Postado em 12/11/2019 6:00

Podemos arrumar diversas desculpas para justificar algo que fizemos errado, ou deixamos de fazer. Sempre tentamos justificar nossas atitudes ou omissões. Será que é o possível agir diferente? Será que podemos tomar uma atitude racional e fazer algo melhor? 

Êxodo 4.1-13

Muitas doenças e debilidades humanas existem desde o início da história pecaminosa do homem. Cegos, surdos, mudos, leprosos, pessoas sem os membros, ou com eles atrofiados, gagos, entre outras deficiências muito comuns já eram conhecidas por nomes próprios a milhares de anos.

Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/seeing-eye-dog-1576096

Até hoje não entendo como Moisés era “gago” se o texto bíblico não diz isso especificamente.

Moisés diz: “Eu nunca fui eloquente”, “sou pesado de boca e pesado de língua”. Ele não diz eu “sou gago”, ou será que essa deficiência não tinha nome?

Eu vejo em Moisés um homem que fora criado como um possível herdeiro ao trono egípcio. Um jovem arrogante e sem muito trato no falar. Que não soube dialogar com uma pessoa agressiva e preferiu matá-la. Que não soube explicar a um agressor por que não agredir um irmão e preferiu fugir.

Não é uma via de regra, mas geralmente filhos de pessoas extremamente ricas são prepotentes, duras no falar e insolentes. Acho que Moisés, um homem culto, letrado em egípcio antigo e em hebraico fluente estava dizendo “não tenho fluidez em minhas palavras e tenho um linguajar pesado” por isso não me ouvirão.

Na verdade o foco não é esse. O foco é que quando não queremos servir a Deus nos desculpamos com o indesculpável.

Quando Deus chama, Ele capacita para que a honra e a glória não seja do homem, mas Dele.

Pois foi Deus quem chamou o prepotente Moisés e o tornou exemplo de mansidão e zelo com as palavras. Um homem que não disse “sou gago” (como Isaías fala dessa debilidade em seu livro no capítulo 32 verso 4) pois milagres físicos são muito simples para Deus mas milagres de mudança de atitudes precisam de um quebrantamento do coração.

Pense nisso. Não arrume desculpas para não servir a Deus, apenas permita ser capacitado por Ele.

Fraternalmente nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo incapaz que vive na dependência de Deus

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Rodrigo Andrade

Rodrigo Fonseca Andrade é um microempreendedor, teólogo e professor de línguas clássicas (Grego Koinê e Hebraico Massorético). Casado com Sílvia e pai de João Victor e Isabelle. Com formação em Tecnologia, Meio Ambiente e Teologia. Tem como objetivo principal tornar o conhecimento teológico simples e abrangente. Sendo assim demonstra através de fatos da vida como Deus é soberano e dirige nossa história pessoal. Neste blog você lerá, lembrará e se identificará com muitos dos fatos bíblicos exemplificados de forma simples e objetiva.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!