fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: De fato sou especialista.

Image

Para os membros da Comunidade Open Source todo conhecimento só é válido se puder ser compartilhado. Para os estudiosos da Teoria Cognitiva, adquirir conhecimento vai além de informação, é uma construção e para que ela seja sólida é preciso receber e transmitir informações.

João 11.7-10

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-analise-analisando-biologia-5726837/

Ontem em poucos minutos de conversa com um amigo cardiologista (de καρδια que significa coração e λoγιoς cuja função é demonstrar alguém que detém instrução) aprendi mais sobre o funcionamento da válvula Mitral do que em todos os anos do meu colegial. Esse conhecimento compartilhado me levará a pesquisar sobre como evitar que a minha válvula um dia tenha problemas que poderiam ser amenizados.

Eu sou professor de informática, especialista em manutenção, em alguns aplicativos e sistemas Linux, Microsoft, redes e serviços Furukawa. Quando lecionando para uma classe de terceira idade ensinei a dona Célia como usar o Facebook, Instagram e ferramentas de pesquisa. Esse conhecimento adquirido por ela foi transmitido através das redes sociais em forma de maravilhosas receitas de bolos, roscas e quitandas com a cara e cheirinho de Minas Gerais. Outro desses alunos da terceira idade queria aprender a usar a Internet para ver sites pornográficos e aprimorar seus jogos em casas lotéricas. O conhecimento adquirido por ele nunca foi transmitido, pois servia apenas para a edificação própria e com certeza morrerá com ele.

De fato se eu tenho conhecimento de qualquer área e não a transmito sou omisso e com certeza deixarei de contribuir para o progresso de outras pessoas ou quem sabe da humanidade. Imagina se Pitágoras tivesse escondido seu teorema, com certeza ou não teria sido descoberto, ou levaria outro nome.

A mensagem de Jesus é uma mensagem de reconciliação entre Deus e o homem, entre o Criador e sua criatura. A pergunta dos discípulos para Cristo no texto acima é clara: “Rabi, vai voltar para onde os judeus tentaram lhe apedrejar?”. E a resposta de Jesus mais clara ainda: “Se alguém andar de dia não tropeça; porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz”.

Sem conhecimento não há salvação. Mas não é um conhecimento de livros, de cultura, de sala de aula. É um conhecimento da verdade, pois está escrito “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Os judeus careciam desse conhecimento. Jesus afirmava ser o “Eu Sou” e isso revoltava os zelosos descendentes de Abraão. Mas isso não inibiu o Rabi de transmitir o conhecimento que detinha. Pelo contrário, o impulsionou a voltar e anunciar o evangelho, pois eles careciam da mensagem que liberta, transforma, dá vida e renova esperanças.

Não importa o que pensem de você, se você é especialista em qualquer área é preciso transmitir esse conhecimento. Pense nisso e seja responsável na construção de vidas que poderão impactar toda uma cidade, estado, nação e quem sabe até o mundo. Se você tem conhecimento da verdade que liberta sua missão é transmiti-la mesmo que para isso seja necessário usar os recursos que você tem em mãos e as especialidades que você adquiriu no decorrer da sua vida.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo especialista em Informática, que lê os originais para se aproximar do pensamento do autor.