fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Confira as Doutrinas

Image
Foto de arquivo pessoal.

Você já questionou alguma verdade? Já averiguou algo que leu, ouviu ou presenciou alguém dizer? Saiba que isso não é errado. Não podemos aceitar tudo que ouvimos ou lemos como verdadeiro, especialmente em épocas onde conteúdos são disseminados criminosamente.

Provérbios 13.14

Foto de arquivo pessoal.

Desde menino ouço alguns dizer “isso é doutrina de homens” quando querem dizer que algo não é bíblico, ou que a interpretação não é coerente.

As diferentes interpretações da lei (seja ela qual for) levam a necessidade de criação de um corpo de doutrinas. Segundo meu amigo “Aurélio” (chamo assim, pois tenho muito contato com ele) doutrina é “conjunto de ideias básicas, fundamentais que devem ser transmitidas e ensinadas num sistema filosófico, político, religioso, econômico e legislativo”, ou seja, “é a interpretação coerente dos ensinos fundamentais da fé, pensamento, legislação e governo em geral”.

Em hebraico encontramos a palavra ” Tôrāh ” cujo significado é preceito, estatuto, orientação, lei. Essa palavra que por sua vez é derivada de ” yarāh” e também significa fluir como a água, lançar (especialmente uma flecha), informar, destacar.

Ou seja, para o autor de Provérbios, a doutrina de uma pessoa sábia flui tão naturalmente que se torna uma fonte direcionadora de conhecimento para a vida toda.

Pense nisso, toda doutrina é humana, porque o homem é quem precisa ser instruído e direcionado por Deus para acertar o alvo. Deus pode (e deve) ser quem irá nos orientar na criação deste corpo de doutrinas, a fim de que nos desviemos dos caminhos da morte.

Um grande abraço.
Nos fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que debaixo da orientação de Deus confere as doutrinas para o homem.