fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Confinados…

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/familia-se-reunindo-para-um-abraco-em-grupo-4262424/

O confinamento social pode gerar um caos de diversas formas. Mas este período que passamos é um momento de reflexão dentro da existência da humanidade.

Gênesis 2.18

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/familia-se-reunindo-para-um-abraco-em-grupo-4262424/

O homem (quando falo homem relaciono a espécie humana) é um ser social. Isto é comprovado de diversas maneiras, cientificamente, psicologicamente, socialmente e espiritualmente. A percepção inicial de que o homem não deveria estar só foi de Deus. Ele mesmo disse: “não é bom que o homem esteja só”.

Realmente não é bom ao homem estar só, podemos notar claramente o que o isolamento social faz conosco. Vemos pessoas entrando em desespero, por não saber lidar com a situação. Notamos hábitos se modificando, inclusive alimentares, educacionais e laborais. Percebemos mudanças comportamentais, ao ver pessoas muito controladas ficando com raiva, falando o que não deviam, tornando-se mais emotivas, ou totalmente antissociais. O isolamento social afeta todos emocionalmente, psicologicamente, fisicamente, economicamente e espiritualmente, e isso repercute socialmente.

É fato que estamos vivendo este momento de crise, e que temos visto muitas pessoas chegando à beira de um colapso mental. Não podemos de maneira alguma deixar de crer que o Senhor reconhece nossa necessidade de estar juntos, de termos comunhão uns com os outros. Mas é hora de clamar, de buscar, de dobrar nossos joelhos e reconhecer nossa incapacidade de agir num momento de calamidade mundial.

Pois quando a catástrofe é local conseguimos mobilizar uma humanidade inteira para lançar seus esforços para reerguer aquele local. Mas quando o flagelo é mundial de onde virá o socorro?

A resposta vem do Salmista no Salmo 121, “o meu socorro vem do SENHOR, que fez (ou no hebraico FAZ) o céu e a terra”. Sim, o socorro, a solução, o auxílio, a mão amiga, o ombro de amparo pertencem a Deus. Ele sabe que não devemos viver sós, e cabe a nós clamar para que seja restaurada a nossa sociabilidade, que neste momento se faz perdida e necessária para preservar o máximo de vidas.

Portanto, clame a Deus, chore, adore, busque Sua face. Diga a Ele dos seus sentimentos, dos mais puros aos mais impróprios, dos seus medos as suas quase certezas. Abra o seu coração e diga: “Senhor restaura nosso contato social! Retira-nos da clausura, mas no seu tempo, segundo tua vontade”. Pense nisso, tudo tem um tempo determinado, tudo tem um propósito, não nos cabe questionar o “porquê”, mas clamar “para que” tudo seja revelado e solucionado no tempo de Deus.

Um grande abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo!

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que gosta de abraçar quem ele ama.