fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Compreenda os sinais

Image
Foto de arquivo pessoal.

Eu nem sempre me dava bem nas brincadeiras de criança. Especialmente as que envolviam meninas junto conosco. Eu gostava de brincar de passar anel, mas sempre dava errado, sempre dava “ruim”.

Gênesis 2.15-17; 3.1-7

Foto de arquivo pessoal.

Quando criança uma das brincadeiras que aprendi e muitas vezes participei foi a de passar anel. Geralmente eu era o orientador da passagem do anel. Gostávamos de combinar essa brincadeira com outra a da escolha da frutinha: “pêra, uva, maçã, salada mista”.

Havia sempre alguns sinais que usávamos para que desce certo a escolha da “frutinha ou a salada mista”.

Usávamos esses sinais para o bem da criança que tinha o anel ou contra ela quando queríamos colocá-lá numa situação embaraçosa.

Algumas brincadeiras são muito interessantes, outras podem ser usadas até de forma didática. Uma dessas de uso didático é o telefone sem fio. É muito interessante ver como uma mensagem tão simples pode ser tão distorcida.

Deus deu uma ordem ao primeiro casal “mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás”. Era uma ordem didática, um desejo de aplicação e motivação interna de conferir a Deus total credibilidade ao aceitar obedecer sua vontade.

Vem o diabo distorce a palavra de Deus: “não comereis de toda árvore do jardim”. Ele lança uma semente de dúvida que aflora o desejo pelo fruto no coração de Eva, bem como seu ódio à ordem de Deus, o qual é evidenciado por sua modificação na fala de Deus: “não comereis dele, nem nele tocareis”.

O diabo então passa a difamar os motivos da proibição de Deus e ganha a confiança da mulher e consequentemente cativa o homem.

Quando não atentamos para a “Palavra Viva” estamos fadados a desacreditar as promessas do Deus altíssimo. Portanto não deixe de comparar o que é falado por qualquer expositor bíblico com aquilo que está escrito nas sagradas escrituras, pois a interpretação humana é falha e por isso não deve ser aceita se for diferente do ensinado por Deus. Pense nisso.

Um grande abraço!
Nos eternos e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que diante de qualquer ensino o confronta com as Sagradas Letras.