fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Colunas

Image
Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/couple-of-columns-1397247

Existem muitas coisas que precisam ser trabalhadas em nossa vida. Muitos precisam trabalhar os medos, a ansiedade, a impaciência, a dor, a coragem, a brandura, o afeto, o autocontrole, a língua. O que você precisa lapidar? Qual aspecto você precisa trabalhar em sua vida?

Provérbios 9.1

Retirado do site: https://pt.freeimages.com/photo/couple-of-columns-1397247

Sempre desejei conhecimento e sabedoria. Quando criança adorava brincar, correr, caçar, pescar, me divertir. Carrinho de “lobeira”, arco de argola, “troll” de madeira, carinho de rolimã, bola, peteca, “spiroball”, cabo de guerra, queimada, guerra de argila ou mamona, eram muito comuns na minha infância.

Mas uma coisa que enchia meu coraçãozinho era poder aprender coisas diferentes, era ler e adquirir conhecimento.

O princípio da sabedoria é o temor do Senhor (Provérbios 1.7; 9.10). Temor, “yir’ah” não é ter medo, vai além é obediência respeitosa ocasionada por amor. É a disposição de um coração que se entrega aos conselhos de um Pai amoroso.

O texto bíblico não relata quais são as colunas da sabedoria, mas diz que foram lavradas ( hāsabh, cortar, esculpir, esquadrar, gravar, lavrar), ou seja foram trabalhadas.

Para mim as sete colunas da sabedoria são AMOR, PACIÊNCIA, TEMPERANÇA, CONFIANÇA, PERDÃO, BRANDURA, E ACONSELHAMENTO.

Para se adquirir sabedoria é preciso disposição para amar. Com isso aprender o esplendor da paciência, que pode levá-lo a agir de forma equilibrada (com temperança). Ao ponto de confiar na provisão de Deus e na mudança de corações. Perdoando sempre que necessário, com isso demonstrar ternura em seus gestos, palavras e até nos relacionamentos, ao ponto de ter nos lábios palavras doces como o mel e penetrantes como uma espada de dois gumes.

Pense nisso, e busque no Senhor a sabedoria, pois conhecimento você pode adquirir nos livros.

Um grande e fraterno abraço!
Nos eternos e perfeitos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que mesmo abalando as colunas da sabedoria não permitiu que elas caíssem por estar lavrando cada uma bem devagar.