fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Casa da mãe Joana

Alguns dos ditos populares são falados constantemente, falamos às vezes até sem saber o significado correto da frase, das palavras ou expressões corriqueiras nós as pronunciamos.

Provérbios 7.6-23

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/prostituta-sensual-anonima-amarrando-cadarcos-no-quarto-5066274/

“Tá achando que aqui é a Casa da Mãe Joana” dizia a Vó Gorducha de vez em quando. Especialmente quando levávamos muitos colegas para brincar no quintal de sua casa. No quintal brincávamos de tudo, pique esconde, tourada, vendinha, jornalistas, espada, até de casinha.

Nossa vida era esconder no baú de roupas (tem alguns que conhecem como mala) e o de lá era especial, pois minha vó deixou o ferro de passar ligado em cima dele e foi fazer medida de alguma cliente e quando ela voltou havia queimado o lugar onde até passava nossa cabeça. Escondíamos dentro do guarda-roupa, debaixo das camas, dentro do banheiro, em cima do banheiro. Levávamos roupas para o quintal, panelas, almofadas, toalhas, e a Susie sempre nos acompanhava até ouvir vovó dizer novamente: “Aqui não é casa de Mãe Joana”.

Casa de mãe Joana é usada para um local bagunçado, mas deriva de uma casa de prostituição. Um local onde vale tudo, onde não há regras, onde predomina a confusão, a balburdia, e a confusão. Eu nunca fui à uma casa de prostituição, nem tenho vontade de ir. Na verdade eu iria acompanhado com mais uma pessoa se me convidassem para fazer um estudo bíblico lá, senão nunca iria. Mas acredito que pela expressão seja um local de confusão e tumulto.

O autor de provérbios vê um jovem sendo seduzido por uma mulher que vivia a esquina seduzindo jovens inocentes. Ele dando vazão aos seus instintos e seus desejos mais ocultos deixa-se seduzir e cai. Hoje em dia, quantas pessoas têm caído em tentações das mais diversas, pois não ficam alerta aos sinais de perigo e às atitudes ocultas no coração dos homens.

A bagunça dos pensamentos, a desordem no raciocínio, a confusão na fé podem tornar sua alma um cenário propício a se tornar uma “casa de mãe Joana”, ou seja, um local onde tudo vale, onde não há regras, não há respeito, não há temor a Deus. Portanto não permita que sua vida se torne amaldiçoada por você não estar atento aos sinais de alerta e ao perigo eminente de queda. Peça ao Senhor sabedoria para se desviar do mal, e para permanecer firme com a sua “casa” em ordem.

Um grande e fraterno abraço!
Nos fraternos laços do amor de Jesus.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que não deixa sua alma virar “casa de mãe Joana”.