fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Carpe Diem, aproveite o dia!

Image
Foto de Arquivo Pessoal

Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio… pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!“… Heráclito de Éfeso. Esta frase tornou-se um ditado popular de forma mais simplificada.

Salmo 118.21-25

“Não é possível banhar-se num mesmo rio duas vezes” é como se tornou a frase de Heráclito. Tornou-se um dito popular que é realidade. O movimento das águas não permite a repetição e reprodução da sequência das mesmas. Não é possível repetir sequência das moléculas de água, não é possível repetir o mesmo mover do vento ou da brisa. Nem mesmo o mergulhador tem os mesmos pensamentos e mesmas atitudes.

Até mesmo algo feito em escala industrial não é extremamente igual. Uma arma por exemplo pode ser analisada pelas ranhuras do seu cano num exame de balística. É quase uma impressão digital do projétil disparado.

Na minha cidade natal há uma pequena cachoeira com duas grandes pedras escoradas uma na outra. Entre elas há uma abertura submersa que permite o cruzamento de um lado para o outro se você souber mergulhar.

Foto de Arquivo Pessoal

Já fiz esse trajeto inúmeras vezes. Numa dessas quase morri, pois havia um galho no meio do caminho. Custei retornar a superfície. Após respirar aliviado fui para casa. Busquei uma corda. Mergulhei novamente, amarrei o galho e retornei com muito mais dificuldade há superfície que na primeira vez. Puxei o galho e desobstrui a passagem.

Pois muitos como eu poderiam estar habituados a cruzar aquele caminho e talvez pudessem morrer ao ver seu caminho obstruído. Eu precisava tomar uma atitude mesmo conhecendo os riscos. Pois mesmo que eu tenha conhecimento, habilidade, ou tenha planejado bem o que estou fazendo a mudança das “águas” podem levar tudo a se perder.

Talvez você esteja planejando “quando eu envelhecer servirei ao Senhor”, “quando eu enriquecer investirei mais na obra de Deus”, “quando eu me formar…”, “quando eu sair ou voltar para casa…”, “quando eu…”, “quando”.

Por mais conhecimento, força, hábito ou planejamento que você possa ter o ciclo das coisas podem mudar.

As suas decisões precisam ser tomadas agora. Não podemos deixar para o amanhã as decisões para hoje, porque o amanhã pertence a Deus (Tiago 4.13-15) e hoje é o dia que o Senhor fez para nos alegrarmos nele, ou seja, para aproveitar as oportunidades.

Um grande abraço! Nos eternos e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que aproveita o dia que o Senhor fez