fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Bolo de caneca…

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/xicara-de-cha-branca-2764272/

Necessidades rápidas requerem decisões instantâneas. Situações inesperadas precisam de respostas imediatas. Visitas que aparecem sem aviso precisam ser bem tratadas, às vezes na base do improviso.

Gênesis 18 (leia atentamente o verso 6)

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/xicara-de-cha-branca-2764272/

Ontem estávamos em casa, era um dia atípico, misto de dia de trabalho e feriado, realmente um dia indefinido. Um colega de meu filho veio passar um tempo com ele. Eu me esqueci disso, pois eles ficam muito tempo conversando e brincando. Quando deu certo horário lembramos, eu e Sílvia, de que eles não haviam lanchado ainda e talvez não desse tempo de ir a uma padaria (o que seria difícil de encontrar aberta).

Corri na cozinha e verifiquei o que tínhamos para lanchar. Não havia nada pronto, ou suficiente para cinco pessoas. Então me lembrei do bolo de caneca que eu sempre faço para os meninos. Fiz a receita com uma quantidade muito maior, a qual deu para fazer um pequeno refratário oval e uma forma de pudim para micro-ondas. Em menos de dez minutos já tínhamos bolo pronto para servir a todos. Colocamos a mesa e ficaram todos satisfeitos.

A conversa de Abraão com os três homens debaixo da árvore durou um bocado. Tempo suficiente para que as relações de amizade e a intimidade se aflorassem na conversa. Tempo suficiente para três bolos ficarem prontos. Como não havia micro-ondas e o processo de fermentação era um pouco mais demorado, acredito que tenham ficado ali pelo menos umas três horas. Ou seja, um período suficiente para que o Senhor revelasse a ele os seus projetos e sonhos, mesmo que Abraão não entendesse de forma adequada. Tempo considerável para poder dar intimidade para as perguntas sobre a destruição da cidade onde Ló habitava.

Intimidade não se dá por acaso. Um relacionamento entre casal só terá intimidade suficiente quando todos puderem expressar seus sentimentos, desejos, anseios, medos, frustrações e alegrias. O relacionamento entre pais e filhos só terá intimidade completa se os filhos forem tratados como filhos e os pais como pais, e ambos puderem entrar em assuntos da inquietude do seu próprio coração. A ligação afetiva entre amigos e companheiros somente será adequada a partir do momento em que os integrantes do grupo tiverem liberdade para tocar todos os assuntos que forem surgindo.

Não se constrói um relacionamento com tempo de “bolo de caneca” é preciso “um ou mais bolos de flor de farinha” para que os diálogos sejam verdadeiros, sinceros e abertos. O relacionamento entre o Criador e a criatura só é possível quando a ligação afetiva estiver condicionada a atitudes recíprocas. Eu tenho prazer de estar na companhia do Altíssimo, pois ele tem prazer na minha vida. Tenho ousadia para questionar, chorar, rir diante do Onipotente sabendo que Ele me ouve e que através de Cristo eu posso me achegar a Ele.

Pense nisso, o seu relacionamento com seu cônjuge, seus filhos, familiares e amigos só é possível com seu investimento de tempo. O seu relacionamento com Deus só pode existir com seu investimento nele. Portanto, ore mais, leia a Bíblia, e busque a face do Eterno, crendo que Ele nos ouve e com certeza deseja ter um relacionamento pessoal com você.

Um grande e forte abraço!
Nos fraternos laços do amor de Cristo!

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que desfruta de tempo de diálogo com Deus, esposa, filhos, familiares e bons amigos.