fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Aproxidade…

Image
Foto de acervo pessoal.

Existe um mito sobre a palavra saudade. Dizem que saudade só existe no idioma português, o que é uma meia-verdade. Bem, de fato o vocábulo saudade não existe tradução específica em língua alguma, mas o conteúdo é expresso por todos os povos e etnias do planeta.

Filipenses 2.25-30

Foto de acervo pessoal.

Comemoramos o aniversário de meu irmão Leo, foi um momento bem agradável. O quarteto estava presente, não faltando nenhum integrante. Mamãe cercada pelos filhos, netos, noras, sobrinho e amigos íntimos. Como sempre rimos muito, brincamos e nos divertimos. Da mesma forma como a poesia portuguesa precisou criar a palavra saudade para expressar a mistura de sentimentos gerados pela perda, falta, ou distanciamento de quem nós amamos.

Talvez seja necessário criar uma palavra para descrever o sentimento de gratidão gerado pelo encontro, preenchimento e aproximação de quem queremos o bem. Como a saudade descreve a solidão interna de um coração distante, ouso dizer que “aproxidade” seria a palavra ideal para descrever a nimiedade da aproximação de sentimentos outrora distanciados.

Portanto “aproxidade” é o mix de alegria, saudosismo, satisfação, que é gerado pela aproximação de alguém que alegra nosso interior. É assim que nos sentimos quando vemos quão bem estão aqueles que nos ocasionaram saudades. São Paulo descreve assim alguém que trouxe animo sobre eminente tristeza que pairava sobre ele, que motivou a alegria sobre a dor, e o sorriso sobre a angústia.

Quando a saudade aperta o meu íntimo, recorro à oração em prol dos que amo e que foram distanciados por causa de um evento ou necessidade qualquer. Para o apóstolo Paulo ver Deus agindo restaurando a saúde, a força, o vigor, ou mesmo a alegria de uma pessoa amada era realmente edificante. Então quando a saudade aperta dentro de mim, dobro meu joelho no chão e oro por aqueles hoje ocasionam saudade, mas em tempo oportuno ocasionaram “aproxidade”.

Pense nisso, e sempre que a saudade apertar dentro do seu coração busque a fase de Deus para que ele permita uma “aproxidade” que aformosei o seu rosto e renove seu interior.

Um grande e forte abraço!
Nos “aproxidados” laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que quando a saudade aperta ora para que seja restaurada a “aproxidade”.
Observação: A palavra “aproxidade” não existe, apenas a escrevi para descrever um sentimento como a saudade.