fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Aprendi o Caminho

Image
Retirado de Arquivo Pessoal

Desde pequeno aprendi as Sagradas Letras. O culto doméstico acontecia várias vezes em casa (não todos os dias, mas sempre que propício).

Provérbios 22.6

Retirado de Arquivo Pessoal

Minha mãe prezava em nos ensinar “pelo caminho”, ao levantar, junto à mesa, em pequenas coisas. Ela se dedicava em responder todas as nossas inquietações.

Eu tento fazer isso com meus filhos. Para mim, o texto citado tem maior significado ao traduzir “hānakh” como dedicar ou consagrar. É como se eu como pai realmente preciso me dedicar aos meus filhos e com isso consagra-los ao Senhor.

É uma afirmação de que devo preparar meus filhos para a vida adulta, com acertos e erros, com permissões e proibições, com vitórias e derrotas, com sim e não. Criando adultos responsáveis e não alienados. Criar os filhos no padrão de Deus não garante sua salvação, nem mesmo garante que caso se desviem eles voltarão para o caminho.

A única coisa que garante é que eles terão princípios formadores de uma vida de escolhas, onde poderão rejeitar ou acolher os conselhos de amor a Deus. Embora essa instrução seja um terreno fértil para a obra do Espírito Santo, não é uma garantia de bom êxito, mas uma forte indicação do caminho a seguir.

Pense nisso, “instruir o menino” é um processo permanente. Por isso nossos meninos nunca envelhecem, mesmo tendo quarenta e dois anos ou mais.

Um grande e forte abraço.
Nos eternos e maravilhosos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que aprendeu o caminho e que mesmo assim houve as sábias palavras da mamãe querida.