fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Aprender é algo permanente.

Image
Foto de Arquivo Pessoal

Quanto mais experiências você tem mais conhecimento você acumula. Aprendemos o tempo todo, até com nossas omissões, pelas atitudes tomadas, pelas palavras faladas, ouvidas, incorporadas ao nosso viver.

II Crônicas 26.14-21

“Conhecimento não ocupa lugar, mas orgulho pelo conhecimento aloja-se no coração do homem” – RFA. “Examinai tudo. Retende o que é bom”, é um ótimo conselho de Paulo aos irmãos de Tessalônica (I Tessalonicenses 5.21).

Foto de Arquivo Pessoal

Tornei-me professor do seminário quando fiquei revoltoso por uma frase de uma mulher com seu filho ao me ver carregando mesas e cadeiras. É claro que aprouve ao Altíssimo usar meu desabafo em rede social para que isso acontecesse.

A frase foi: “Meu filho você precisa estudar para que não precise trabalhar como esse homem!“. Na hora quase respondi, mas o Espírito Santo (que tem muito trabalho para controlar meus repentinos ataques de ira e furor) agiu de maneira sobrenatural.

Pensei comigo mesmo: “sou formado em Teologia, técnico em processamento de dados, técnico em meio ambiente, tenho cinco certificações Microsoft, uma Furukawa, uma em Linux para servidores de grande porte, falo bem o português, arranho inglês, espanhol, grego e hebraico, tenho conhecimento básico de francês, e estou aprendendo alemão e italiano”. Mas duas coisas que aprendi de maior valor foi-me ensinado por minha mãe: primeiro “não existe salvação fora de Cristo”, segundo “devemos respeitar e ouvir todas as pessoas independente de sua classe social, cor, sexo ou empenho espiritual”.

Uzias encheu seu coração até se corromper (šāhath). Ou seja até danificar suas raízes, perverter seus valores, violando o pacto com Deus e tomando sobre si o ditado popular que diz que “o fim justifica os meios”.

Ele não era apto para queimar incenso perante o Senhor, pois o próprio Deus estabeleceu os limites a cada um. Mas ao elevar o seu coração permitiu-se praticar o que é proibido aos olhos de Deus.

Quando Paulo diz: “Todas as coisas me são lícitas” ele não dizia posso fazer o que eu quiser. Pelo contrário, ele dizia: dentro dos limites estabelecidos por Deus devo me portar conforme o padrão que Ele deseja para mim.

Pense nisso. Por mais conhecimento que você tenha jamais permita que ele corrompa o seu coração.

Fraternalmente, nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que precisa aprender muito mais para servir conforme Deus deseja