fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Aperreado.

Image
Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-apartamento-negocio-empresa-3772618/

Tem horas que sentimos um nó na garganta. Parece que existe algo nos sufocando, oprimindo, perseguindo. Será que você já sentiu isso? Eu já, inúmeras vezes.

Jó 7.13-16

Retirado do site: https://www.pexels.com/pt-br/foto/adulto-apartamento-negocio-empresa-3772618/

Sentir-se aperreado é um dos sintomas do transtorno de ansiedade, que nada mais é um distúrbio da saúde mental caracterizado pela preocupação excessiva, pelo pensamento duro e de grande impacto nas emoções, implicando a perda da autoconfiança, levando a uma ansiedade contínua.

Geralmente isso acontece por inúmeras situações cumulativas. Sejam elas em ambiente familiar, estudantil, laboral ou espiritual. A acumulação de emoções não tratadas, de frustrações não compreendidas, de pensamentos repetitivos leva a dores físicas, emocionais e espirituais. Uma pessoa com a constante sensação de um bolo na garganta precisa de ajuda, e com certeza precisa ser orientada de forma adequada.

Jó sofria initerruptamente. Ao ponto de no texto acima ele dizer que procurava na cama um alívio para as suas dores, mas os sonhos o perturbavam ainda mais. Ele relata ter um sofrimento tão grande que preferia uma morte prematura, pois assim deixaria de ter o sofrimento. Mas Jó decide não tirar sua vida, mas prefere aguardar o benefício e a justiça de Deus para com ele.

Um bom psicólogo pode ajudar nas alterações comportamentais advindas dos distúrbios emocionais e/ou de personalidade. Um psiquiatra com certeza irá fazer o acompanhamento e tratamento da fisiologia e química do funcionamento do seu cérebro, levando o uso de medicamentos para equilibrar o total desequilíbrio mental ao qual a pessoa se encontra.

Agora, Deus através de sua Lei trará uma viva esperança para aqueles que compreendem como um Pai de amor cuida amorosamente de seu filho, mesmo permitindo passar por diversas situações e até desejando tomar o seu lugar. E assim reconheça que Ele está disposto a auxiliar com seu cuidado, amparo ou sustento em toda e qualquer situação.

Deus não está alheio ao nosso sofrimento. Mas, para o nosso crescimento permite que coisas aconteçam e que o sofrimento nos atinja. Permite vermos que somos incapazes de solucionar todas as coisas e que verdadeiramente não temos condições de controlar todas as situações. Sendo assim, precisamos confiar no Senhor e colocar nossa vida em sua total dependência.

Portanto, procure auxílio no lugar certo e não permita que o apertar da nossa garganta seja uma constância que destrua sua vida. Confie no Senhor, medite em sua Palavra, busque sua face e com certeza o mais Ele fará.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que já sentiu aperreado, mas confiou no Senhor sendo assim aliviado.