Publicidade

Rascunhos da Vida

Rascunhos da vida: Adquira Sabedoria.

Postado em 08/12/2019 6:00

Existe um princípio que nos permite adquirir sabedoria. Por sua vez sabedoria não pode ser comparado a conhecimento. Existem pessoas repletas de conhecimento, mas sem nenhum tipo de sabedoria.

Provérbios 1.1-7

Duas das matérias que menos gostava no seminário eram o grego e o hebraico. Eu não via aplicabilidade nelas, visto a infinidade de tradições que possuímos hoje. Em hebraico fui muito bem. Em grego recebi uma nota mediana, no entanto satisfatória devido a exigência do professor.

Foto de arquivo pessoal

Comecei a me empenhar no estudo das Sagradas Letras e me deparei com dificuldades de interpretações. Então precisei recorrer ao grego e ao hebraico. Hoje sou professor destas matérias por entender que uma boa interpretação da Bíblia se dá quando nos aproximamos do sentido original.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Princípio “rēšîth” marca ou indica o ponto inicial no tempo ou no espaço em que algo ou alguma coisa passou a existir.

Temor “yirāh” é um substantivo que indica temor como uma qualidade positiva. Pois reconhece as boas e agradáveis intenções de Deus. Tem a conotação de reverência, amor respeitoso que envolve o desejo de obedecer e servir.

É um temor produzido pela Palavra de Deus (Salmo 119.38) tornando a pessoa repetitiva à sabedoria e conhecimento (Provérbios 1.7, 9.10).

No entanto esse temor pode ser perdido durante o desespero ocasionado pela situação de uma pessoa (Jó 6.14), ou ao invejar um pecador (Provérbios 23.17).

Quando nos deparamos com esse temor real nos desviamos do pecado, obtemos confiança, procedemos com justiça, nos fazendo prosperar de forma a honrar a Deus com nossa vida e testemunho.

Um verso tão pequeno nos leva a entender que quando iniciamos um relacionamento reverentemente de amor a Deus (com todo coração, força e entendimento) ao ponto de desejar servi-lo e obedecer, Ele produz em nós uma sabedoria tal que nos fará suportar as maiores crises pois temos plena confiança nas suas eternas, maravilhosas e boas intenções para conosco.

Pense nisso, tema a Deus e receba sabedoria.

Um grandioso abraço.
Nos eternos e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que busca desde o princípio o temor do Senhor para obter sabedoria.

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Rodrigo Fonseca Andrade

Rodrigo Fonseca Andrade é um microempreendedor, teólogo e professor de línguas clássicas (Grego Koinê e Hebraico Massorético). Casado com Sílvia e pai de João Victor e Isabelle. Com formação em Tecnologia, Meio Ambiente e Teologia. Tem como objetivo principal tornar o conhecimento teológico simples e abrangente. Sendo assim demonstra através de fatos da vida como Deus é soberano e dirige nossa história pessoal. Neste blog você lerá, lembrará e se identificará com muitos dos fatos bíblicos exemplificados de forma simples e objetiva.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!