Publicidade

Rascunhos da Vida

Rascunhos da Vida: A fragilidade.

Postado em 18/12/2020 6:00

Eu era menino e pensava sobre a rigidez das coisas, tanto de objetos, quanto plantas, leis e até palavras. Cada qual com sua característica física ou abstrata. A rigidez de algumas coisas traz benefícios e malefícios.

Romanos 11.2-4

Retirado do Site: https://www.freeimages.com/pt/photo/niuet-1395768

Existem muitas coisas que aparentemente são mais frágeis em determinados formatos do que outros. Eu observei certa vez uma construção feita com canos de aço, e me perguntei, porque não usaram vergalhões? Um vergalhão é mais resistente, é sólido, enquanto um cano é oco e frágil (pelo menos era meu pensamento). Quando entrei no segundo-grau estudando física e química descobri que o uso de canos em determinados casos são mais adequados devido ao seu preço e sua maior resistência (dúvida sanada).

Advertisement

Quando fiz Karatê, meu mestre me chamou para uma conversa. Ele me disse, você está ficando lento, muito duro, muito rígido. O que você está fazendo? Estou fazendo musculação, foi minha resposta. Isso não é bom, você está precisando fazer mais aeróbico, alongamento, faça ballet. É claro que eu não fiz ballet (teria sido bom, pois entre uma pedra e eu, a pedra dança melhor), mas eu mudei meu treino enfatizando alongamento e aeróbico, e com isso ganhei flexibilidade.

Fui com vô Eurivaldo no terreno da vó Geralda, lá ele me levou para dobrar um pê de umbu. A intensão dele era fazer com que aquela árvore crescesse por fora da cerca a fim de que ela não destruísse a mesma. Segundo ele o pé de umbu não pode ser cortado depois de duro. Na verdade a afirmação era que seria difícil cortar aquele pé. Há alguns anos fui ao mesmo terreno e descobri que um trator havia derrubado a árvore e feito inclusive a destoca das raízes.

A rigidez de suas ações e a flexibilidade delas depende da situação. Em muitos momentos você precisará ficar em pé e não se dobrar as mentiras implantadas, aos costumes aceitos, e aquilo que deturpa a verdade. Noutros momentos você precisará reconhecer seu erro, reclinar-se e humildemente pedir perdão por palavras, atitudes e omissões praticadas (pois os pensamentos errados você só deve declarar a Deus).

Elias era um profeta e ele não se inclinou diante de Baal, mas ele não estava a sós, existiam com ele sete mil homens que não se curvaram diante da mentira, e perante de um deus que não podia fazer nada por sua vida. Eram homens fiéis, conhecedores do poder de Deus, de seu amor, seu cuidado e sua soberania. Ser rígido era uma vantagem. O salmista por sua vez diz o vinde adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Neste caso curvar-se, inclinar-se, dobrar-se é algo maravilhoso, pois reconhecemos que o Altíssimo é digno do meu louvor, da minha adoração e de minha confiança, por isso nos curvamos.

Pense nisso, posicione-se, não se atrele aos valores deste mundo, não aceite o mal como bem, nem permita que atitudes mentirosas, cruéis e falsas sejam normais para você. Seja rígido nos valores morais, éticos e espirituais que você defende. Mas, reconheça quando você errou, e se necessário se humilhe primeiramente diante do Pai Celeste, depois diante daqueles que você afetou, seja voluntariamente ou não. Não somos feitos para uma rigidez inconsequente, e muito menos para nos dobrarmos diante de tudo que nos cerca. Mas tome a atitude correta, analise o que é mau e o que é bom, e escolha fazer o que é melhor.

Um grande e forte abraço!
Nos eternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Um servo que aprendeu a ser rígido quando precisa e flexível quando necessário.

Publicidade
Veja também
Publicidade

Noticias relevantes:

<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Rodrigo Andrade

Rodrigo Fonseca Andrade é um microempreendedor, teólogo e professor de línguas clássicas (Grego Koinê e Hebraico Massorético). Casado com Sílvia e pai de João Victor e Isabelle. Com formação em Tecnologia, Meio Ambiente e Teologia. Tem como objetivo principal tornar o conhecimento teológico simples e abrangente. Sendo assim demonstra através de fatos da vida como Deus é soberano e dirige nossa história pessoal. Neste blog você lerá, lembrará e se identificará com muitos dos fatos bíblicos exemplificados de forma simples e objetiva.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
error: Este conteúdo é protegido!