fbpx
Pular para o conteúdo

Rascunhos da Vida: Barba longa é pra poucos

Image
KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Uma barba bem feita não é para qualquer um, é preciso muito cuidado.

Salmo 133

Coisa trabalhosa é ter uma barba longa (cuidada e não com aparência de mendicância). A algum tempo cheguei a cogitar deixar a minha crescer.

Tinha que escovar, passar cera modeladora, aparar os pelos, arrancar os fios rebeldes (que teimam em crescer em direção contrária), passar óleo para manter afastado insetos e facilitar a higienização. Acabei desistindo.

Aí um tal de rei Davi escreve que é bom os irmãos viverem em união, então compara com óleo que desce dos cabelos escorrendo pela barba. Parece uma cena grotesca, horripilante e nojenta.

Imagem retirada do site: https://pt.freeimages.com/photo/three-beard-men-1435423

No entanto revela algo fantástico. Comunhão é algo íntimo e relacional. Não é algo superficial e desleixado. Por isso a comparação do óleo sobre a barba. Quando tentei deixar a barba crescer somente eu, minha esposa, e o meu barbeiro tocavam nela. Pois de maneira alguma eu deixaria alguém tocar em minha face e deslizar as mãos sobre minha barba.

Agora Davi não fica só nisso. Quando ele compara com o orvalho que desce do Monte Hermom, ele o faz porque (não sei o porquê) aquele monte amanhece sempre coberto pelo orvalho. Ou seja é algo diário e que quando não acontece leva a faltas e grandes estragos ou consequências.

Viver unidos não é fácil e não demonstra que a conformidade em todas as coisas. Se deixarmos o cuidado diário e especial com certeza estará fadado ao esquecimento e fim.

Não deixe de cuidar da intimidade nos seus relacionamentos espirituais. Lembre-se do que sugeriu o Pastorzinho que tornou-se rei.

Um grande abraço!
Nos eternos e fraternos laços do amor de Cristo.

Rodrigo Fonseca Andrade
Seu Servo e amigo que revigora suas forças diante da Palavra de Deus.