NORD Research

Finanças: Volatilidade = Oportunidade

Postado em 21/04/2020 11:00

Entenda o mercado e se aproveite das falhas dele.

Me dê motivos

A cada novo fechamento do mercado somos bombardeados com uma análise “profunda” das quase que randômicas flutuações da bolsa.

A mídia sempre nos fornecerá justificações ex-post para explicar qualquer que tenha sido o movimento do mercado.

E eles não fazem isto aleatoriamente. Fazem porque conhecem os anseios da nossa mente.

Psicologistas estudaram o efeito de informações “placêbicas” (palavras que não significam nada) no comportamento humano.

O experimento consistia em esperar uma fila se formar em uma máquina de fotocópias (o famoso Xerox) e então tentar furar a fila. Eles usaram 3 tipos de justificativas:

  1. Com licença, eu tenho 5 páginas. Posso utilizar a máquina? a justificativa sem informação.
  2. Com licença, eu tenho 5 páginas. Posso utilizar a máquina, pois eu tenho que fazer estas cópias? a informação placêbica, afinal, todos na fila precisam fazer cópias ou não estariam lá.
  3. Com licença, eu tenho 5 páginas. Posso utilizar a máquina, pois estou atrasado para a reunião? informação real.

Por incrível que pareça, 60 por cento das pessoas cederam seu lugar ao "fura fila" mesmo quando nenhuma informação foi dada. Mas quando a informação placêbica ou real foi dada, a taxa de permissão subiu para 90 por cento.

Ao simplesmente utilizar a palavra “pois” alguém foi capaz de persuadir as pessoas a acreditarem que a justificativa era real e que significava algo.

Aparentemente, nós gostamos de justificativas, não importa o quão banal elas sejam.

Em momentos extremos, como o que estamos vivendo, os movimentos do mercado podem ir muito além do justificável. Tentar encontrar explicações para isso em vez de analisar as melhores oportunidades que possam ter surgido é um mau uso de tempo e energia.

O Senhor Mercado

Outra pesquisa explorou as 50 maiores altas no mercado acionário americano entre 1947 e 1987. Os pesquisadores vasculharam a mídia em busca de razões para os movimentos de alta.

Eles concluíram que nos dias de maior retorno, a informação que a mídia cita como causa do movimento de mercado não é particularmente importante. O noticiário, nos dias adjacentes, também falhou em revelar por que lucros futuros ou taxas de desconto poderiam ter sido alterados.

Mais da metade dos maiores movimentos do mercado foram totalmente descorrelacionados com o que poderia ser classificado como alteração no fundamento.

O fato é: a volatilidade (muitas vezes em excesso) dos preços de mercado é natural à existência dele. O investidor, Benjamin Graham, ilustrou brilhantemente que investir em ações é negociar com o Senhor Mercado.

Diariamente, ele te diz o quanto ele acredita que cada um de seus ativo vale e te oferece a opção de comprar ou vender naquele determinado preço.

Às vezes suas ideias de valor vão parecer plausíveis e justificadas pelas qualidades e perspectivas dos respectivos negócios.

Mas em muitas ocasiões, o Senhor Mercado vai se deixar levar pelo seu entusiasmo ou medo e vai lhe fazer propostas que parecem completamente descorrelacionadas com a realidade.

Sim, o Senhor Mercado é um maníaco-depressivo, sofre de transtorno bipolar.

Consequentemente, aqueles que utilizam as cotações para tomar decisões de investimentos estão fadados ao fracasso.

Keynes define a ironia da situação: "as flutuações (do mercado) geram as barganhas e a incerteza, devida às flutuações, é o que impede que as pessoas tirem vantagens delas".

É por causa da volatilidade que a mídia financeira se comporta como ela se comporta. Se os mercados fossem um marasmo, não teria nada para ser comentado.

Venda limonada ao Senhor Mercado

Mas que tal receber um conteúdo que filtra adequadamente o que tem impacto nos fundamentos em meio a todo ruído do noticiário?

Que tal deixar de ser um escravo das oscilações diárias dos preços das ações e utilizar a volatilidade ao seu favor?

O que os analistas da Nord fazem é justamente trazer o olhar do VALOR dos ativos e não do PREÇO.

A gente faz a função de absorver as oscilações e levar para você aquilo que realmente importa.

Principalmente nas séries que possuem o contato via Telegram, onde o analista fala praticamente em tempo real com os membros da série.

O ANTI-Trader está fechado para novos assinantes. Mas você pode ter esse acompanhamento em outras séries da casa.

Acesse aqui e veja as alternativas disponíveis.

Estamos te aguardando para fazermos ótimos negócios com o Senhor Mercado juntos.

Abraço,

Rafael Ragazi.

Em observância ao Artigo 22 da Instrução CVM nº 598/2018, a Nord Research esclarece que oferece produtos contendo recomendações de investimento pautadas por diferentes estratégias e/ou elaborados por diferentes Analistas. Dessa forma, é possível que um mesmo valor mobiliário encontre recomendações distintas em diferentes produtos por nós oferecidos. As indicações do presente Relatório de Análise, portanto, devem ser sempre consideradas no contexto da estratégia que o norteia.

Postado originalmente por: Nord Research

Veja também
<
Comentários *Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem. comentarios
Autor do blog: Nord Research

RECOMENDAÇÕES DE INVESTIMENTO COM RESULTADOS COMPROVADOS
A geração de riqueza para nossos assinantes é o nosso compromisso primordial. Somos uma casa de análise independente formada por profissionais com ampla experiência de mercado.

error: Este conteúdo é protegido!